Decisão vale a partir de julho e está assegurada por acordo feito com o sindicato em 2020

Da Redação

A Volkswagen vai reduzir jornada e salários a partir de julho. A medida foi tomada por falta de suprimentos. A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realizou assembleias internas para comunicar os funcionários sobre a diminuição de 12% nos salários e de 24% na jornada.
A medida está assegurada pelo acordo negociado entre sindicato e montadora em 2020 e vigente até 2025, e será aplicada já no retorno das férias coletivas de dez dias programas para trabalhadores da produção, de 27 de junho a 7 de julho.
Segundo o diretor administrativo do sindicato, Wellington Messias Damasceno, a montadora pretendia suspender um turno de produção como alternativa para a falta de fornecimento. “Negociamos a redução de jornada justamente pelo impacto que a decisão teria. Não só para os trabalhadores na Volks, mas para toda a cadeia de produção, principalmente para os trabalhadores terceiros”, afirmou. 
“Buscamos a alternativa garantida no acordo e que não impactasse em toda a cadeia produtiva. É a melhor ferramenta que temos para o momento, que será avaliada mês a mês e pode sofrer alterações até a normalização da situação”, prosseguiu.  
O sindicalista destacou ainda que a representação dos trabalhadores na Volks vem cobrando da empresa a previsão da normalização do fornecimento de semicondutores e autopeças na fábrica. “O mundo vive hoje o problema de falta de peças. Não só semicondutores. Há uma série de produtos que estão faltando no mundo todo. ”