Morre ex-prefeito de Mauá Amaury Fioravanti

Paula Cabrera com agências

O ex-prefeito de Mauá, Amaury Fioravanti, morreu nesta segunda-feira (20/4) aos 88 anos. A notícia foi confirmada por lideranças políticas da cidade. O ex-prefeito faleceu em casa, de insuficiência cardíaca. Por conta dos desdobramentos da pandemia de covid-19, ele não terá velório e será cremado no crematório de São Bernardo, as 10h desta terça-feira (21/4).
Fioravanti foi pefeito de Mauá por duas vezes (de 1973 a 1977, e de 1989 a 1992).
Foi em sua primeira gestão, em 1975 que foi entregue ao público o Parque Ecológico Gruta Santa Luzia, com paisagismo projetado por Burle Marx.
Foi durante seu primeiro mandato que a Prefeitura construiu o Paço Municipal Irineu Evangelista de Souza, atual prédio da Prefeitura, inaugurando-o em 9 de abril de 1976 .A Municipalidade ainda comprou terrenos particulares às margens do Rio Tamanduateí, no centro, em seguida retificando o rio e construindo a Avenida Marginal Antônia Rosa Fioravanti.
No seu segundo governo, a Prefeitura canalizou o Rio Tamanduateí e os córregos Corumbé e Bocaina. No entanto, para realizar essas obras, a Prefeitura precisou de um financiamento milionário com a Caixa Econômica Federal, o qual deveria ser pago em váris prestações ao longo dos próximos anos. Por causa disso, Amaury Fioravanti é até hoje lembrado como o prefeito que iniciou as polêmicas dívidas da Prefeitura com a Caixa, levando ao sequestro do repasse mensal do Fundo de Participação dos Municípios ao qual a Prefeitura tinha direito.
Também em seu segundo mandato, em 1990, municipalizou o Hospital Nardini, o qual foi construído na Década de 1970 para ser privado, mas fora encampado em 1985, sendo desde então Estadual.
Em 1996, Amaury concorreu à um terceiro mandato pelo PTB, mas, obteve apenas 4% dos votos, ficando em 4° lugar. Desde então, não concorreu a mais nenhum cargo eletivo, embora, tenha participado ativamente das campanhas eleitorais de 2000, 2004 e 2008 sempre apoiando Chiquinho do Zaíra. Em 2013, apoiou publicamente Vanessa Damo na campanha para prefeita. Foi também Secretário de Planejamento na gestão do ex-prefeito Leonel Damo entre 2007 e 2008.