A importância da Medicina Humanizada em época de pandemia

Três profissionais do Grupo HAS explicam a importância, cada vez maior, do atendimento médico humanizado

A Medicina Humanizada é aquela que tem, por excelência, colocar as necessidades dos pacientes em primeiro lugar, fazendo um atendimento diferenciado. O objetivo é tratar o paciente como um todo, e não somente da doença em si.

Caucasian doctor in medical mask speaking with mother about scoliosis of her daughter stock photo. Pediatrics concept

Em momentos instáveis como o que vivemos, enfrentando uma grave pandemia, as pessoas estão mais isoladas, reclusas, impedidas de se relacionarem de maneira normal com amigos, parentes e vizinhos. Essa situação se torna mais angustiante às pessoas que têm alguma doença, pois, invariavelmente, acabam sofrendo um isolamento ainda maior.

“É um momento de solidão e de carência, que aflige as pessoas que já têm comorbidades bastante limitantes. A falta de atenção, de uma palavra de apoio, de uma orientação sobre a atualidade que se está vivendo, traz uma sensação de negativismo sem precedentes”, explica o Dr. Adriano Luiz Guerra, médico cardiologista do Consulta Aqui (Grupo HAS). 

Medidas de proteção individual, de maneira bem estruturada nas diversas instituições, permitem um contato presencial favorável a uma consulta com essas pessoas. “Contudo, tem que se analisar a questão em um contexto maior, que compreende desde como o paciente se locomoverá até a consulta, quanto tempo ficará na espera e, obviamente, o respeito aos protocolos de segurança. Tais fatores fazem parte da Medicina Humanizada”, completa o Dr. Adriano.

Um artifício positivo, gerado pela tecnologia, aos diversos obstáculos atuais é o advento da consulta on-line. Além de trazer a sensação de acolhimento, o paciente tem a chance de conversar com o médico, inclusive, sobre essas angústias que o aflige. Essa ferramenta é chamada carinhosamente pelo médico do Consulta Aqui de “papoterapia”. Vale frisar que, dependendo da especialidade, o atendimento on-line não substitui o processo presencial. “Porém, sempre existe a ideia, o intuito, o objetivo, de se atingir a valorização de um ser humano que procura outro ser humano a fim de sanar lacunas de dúvidas, incertezas, inseguranças e curiosidades”, complementa o cardiologista.

Já o Dr. Luca Nobre, médico coordenador do Pronto-Socorro do Hospital Albert Sabin de SP (HAS), lembra que o paciente que procura o atendimento médico, geralmente, se encontra em um estado de fragilidade emocional, mesmo que a queixa principal seja alguma condição física. Essa situação se dá com maior frequência em serviços de Pronto Atendimentos.

“O atendimento humanizado faz com que esse paciente se sinta confiante e a relação com o médico seja mais evidente, contribuindo para o bom resultado do tratamento”, diz o médico do HAS e explica que a humanização não demanda tempo, mas boa vontade e empatia.

A enfermeira do Hospital Albert Sabin de SP(HAS),  Rosana Machado Coelho, também comenta sobre a Medicina Humanizada em seu meio de atuação. Ela conta que a empatia é sem dúvida o ponto crucial da sua assistência, uma vez que o paciente cofia sua vida nas mãos desses profissionais.

Importante também estender esse atendimento humanizado aos familiares, pois, esses também estão apreensivos e angustiados com a situação. “Como as visitas estão suspensas, devido à pandemia, no HAS, fazemos chamadas por vídeo aos familiares, passando boletins, informações e, consequentemente, acalmando essas pessoas enquanto seus entes queridos estiverem sob nossos cuidados. É também uma forma de nos aproximarmos desses familiares e entendermos melhor os anseios do paciente”, finaliza a enfermeira.

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 50 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

Com a missão de promover a saúde, buscando a excelência dos processos assistenciais, melhoria contínua e eficiência operacional, a história do Hospital Albert Sabin de SP (HAS), que completou 50 anos em 2020, remonta aos anos 1970 com a aquisição da Lapa Assistência Médica. Nos anos seguintes, deu-se a construção do prédio que ainda hoje abriga o hospital.

Já a partir dos anos 2000, seus sócios iniciaram o processo de revitalização e modernização do hospital, através de reformas e da aquisição de novos equipamentos com tecnologia de ponta, culminando em 2016 com a ampliação e nova reforma, dobrando o número de leitos.

Humanização, cuidado, atenção e respeito são os valores que orientam todas as atividades da equipe e do centro médico como um todo, colocando à disposição dos pacientes equipamentos de última geração, que garantem mais segurança e altos índices de sucesso em cirurgias e tratamentos.

Os serviços oferecidos à população, sempre com alto grau de qualidade, são os mais completos e diversos, como:

  • Pronto atendimento 24 horas – Preparados para atender emergências e urgências com rapidez e eficiência, o Hospital Albert Sabin tem uma equipe multiprofissional de alto nível e conta com diversas especialidades, como Cardiologia, Clínica Geral, Ortopedia e Cirurgia Geral.
  • Internações de urgência e eletivas – Para procedimentos clínicos e cirúrgicos, oferece um atendimento humanizado com total tranquilidade, contando com apartamentos confortáveis e com completo serviço de hotelaria, UTI adulto, com profissionais preparados para atender aos pacientes em todos os procedimentos intensivos com total segurança e agilidade, e uma equipe de enfermagem treinada nos mais altos padrões de excelência. Dispõe também de enfermaria, com todo o conforto dos apartamentos, contudo, com dois leitos por instalação.
  • Cirurgias – Centro Cirúrgico com instalações de alta qualidade e o mais bem equipado da região, oferecendo atendimento com total segurança e cuidado nas mais diversas especialidades, como Cardiológica, Oncológica, Cirurgia Bariátrica, Ortopédica, Torácica, Otorrinolaringológica, Neurológica, Urológica, Ginecológica, Vascular, Plástica e Geral. Também, o Arco Cirúrgico proporciona maior precisão para realização de procedimentos, principalmente para as Cirurgias Ortopédicas, Neurocirurgias e Cirurgias Vasculares.
  • UCO (Unidade Coronariana) – Especializada no tratamento de pacientes adultos com problemas cardíacos que correm alto risco e necessitam de cuidados intensivos com monitoramento 24h. Equipe sempre preparada para prestar a assistência especializada necessária a todos os pacientes durante procedimentos cardíacos ou nos seguintes eventos: Dor Torácica, Síndromes Coronarianas Agudas, Insuficiência Cardíaca Descompensada, Arritmia Instável, Síndrome Aórtica Aguda e Síndrome Pós-Parada Cardiorrespiratória.
  • Especialidades – Com o intuito de atender as mais variadas necessidades de seus pacientes, o HAS conta com equipes em, praticamente, todas as áreas, como Arritmologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia ,Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Vascular..

Pensando sempre na comodidade de seus pacientes e tentando atender o maior número de pessoas que procuram o hospital, o HAS atende e trabalha com diversos convênios e planos de saúde.

O Hospital Albert Sabin também realiza exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, serviços de diagnose e terapia com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e com qualidade profissional incomparável. Dentre esses serviços encontram-se a Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética/Angioressonância.

Impossível não se surpreender com a estrutura e a qualidade do Hospital Albert Sabin, adquiridos em 50 anos de trabalho árduo e abnegação pessoal de seus mantenedores e funcionários, visando sempre o bem-estar de seus pacientes, colaboradores e da população em geral que o procura. É realmente um centro médico completo e de excelência em todas as áreas que se propôs a atuar.

O hospital e seus profissionais atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes. Vale ressaltar os esforços realizados pelo hospital na adoção de medidas de segurança, diante da pandemia de COVID-19, ao adotar entradas e instalações separadas para pacientes eletivos e a separação, no pronto socorro, de pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus já na triagem.

HAS: A sua vida tem o nosso cuidado!

Para saber mais: //www.youtube.com/watch?v=M7W28Af8tKI 

Link vídeo 50 anos: //youtu.be/uNoHjdPVMVI 

Serviço

Site: //www.hasabin.com.br

IG: //www.instagram.com/hospital_albertsabin/ 

In: //www.linkedin.com/company/hospital-albert-sabin/

Facebook: //www.facebook.com/hasabin.lapa 

Endereço

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP

Central de atendimento

(11) 3838 4655

Convênios atendidos

ALLIANZ- APCEF/SP- AXA ASSISTANCE- BRADESCO- CABESP- CARE PLUS- CENTRAL NACIONAL UNIMED- CET- CRUZ AZUL- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP- GOLDENCROSS- INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- NOTRE DAME- PLASAC- PORTO SEGURO- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTOVÃO- SBC- SEPACO- SINDICATO DAS BORRACHAS- SOMPO- SUL AMÉRICA- UNIMED SEGUROS