Bloqueios devem ser realizados pela prefeitura das 7h às 9h
A prefeitura de São Paulo realizou hoje (4) os primeiros quatro bloqueios de avenidas, programados como ação de enfrentamento à covid-19, para desestimular a população a sair de casa. A previsão era de que os fechamentos de vias ocorressem na faixa horária de 7h às 9h, mas, de acordo com o órgão, poderão ser ampliados nos próximos dias, caso haja melhora no índice de isolamento social no município. Neste sábado (2), o índice foi de apenas 52%, quando o ideal é de 60% a 70%.
Nesta segunda-feira, os locais bloqueados foram os seguintes: Av. Moreira Guimarães (B/C) x Av. Miruna, na zona sul; Av. Santos Dumont (B/C) x Av. do Estado, na zona norte; Av. Radial Leste (B/C) x Rua Pinhalzinho, na zona leste; Av. Francisco Morato (B/C) x Rua Sapetuba, na zona oeste. A regra é que em todos os pontos se mantenha uma faixa livre para a circulação dos veículos.
Os bloqueios estão sendo organizados em trabalho conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O monitoramento e a orientação do tráfego ficam a cargo da CET.
Também durante a manhã, das 7h às 9h, foram feitas duas blitzen educativas no cruzamento da Av. Dr. Vital Brasil (B/C) com a R. Camargo e na Av. João Paulo I (B/C) altura do n° 2.868, ambos os locais situados na zona oeste da capital. A ação contou com o apoio das secretarias municipais da Saúde (SMS), Mobilidade e Transportes (SMT) e Segurança Urbana (SMSU).
A prefeitura ainda divulgou recomendações para evitar a transmissão de covid-19. Confira:
- Se possível, fique em casa. O distanciamento social é ferramenta de prevenção e deve ser respeitado;
- Se precisar sair de casa, use máscara;
- Evite aglomerações ou locais pouco arejados;
- Cubra sempre a boca ao tossir (não utilizando as mãos, mas os braços);
- Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal.
Fonte: EBC