Papai Noel estará presente, mas protegido em seu 'home office' por um vitral; crianças podem deixar carta e falar com bom velhinho por sistema de som
Da Redação
O Natal desse ano vai ser bem diferente. Para cumprir as exigências sanitárias e garantir a segurança das famílias, nenhum shopping da região terá Papai Noel para sentar com os pequenos e tirar fotos.
Para superar a situação e garantir o divertimento das crianças o investimento em tecnologia foi pesado: os espaços terão papai Noel holográfico, 3D realidade aumentada e chamadas de vídeo e mensagens de whatsapp. A ideia é que ninguém fique sem fotos ou papos com o Bom Velhinho. Para enfrentar este tema, o Mauá Plaza desenvolveu uma tecnologia exclusiva de realidade aumentada para que as famílias possam levar a tradicional foto com o Bom Velhinho para casa.
O Noel dividirá a atenção dos pequenos com os personagens do Show da Luna. A decoração natalina será toda inspirada no desenho infantil, exibido em 96 países e que conta com mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. O encontro com os personagens também será realizado por meio da realidade aumentada.
A ação, toda idealizada e produzida pelo shopping, é inédita e impressiona pelo alto grau de realidade. “As pessoas vão se sentir como se estivessem alí, com o Papai Noel. Vão levar uma foto de verdade com eles para casa”, conta Ariane Oliveira, gerente de Marketing do Mauá Plaza Shopping.
A tecnologia foi desenvolvida com ajuda de empresas parceiras em apenas alguns meses, uma vez que o centro de compras foi obrigado a repensar toda a sua estratégia de Natal por conta da pandemia.
Apesar da tecnologia empregada na ação, a simplicidade de uso da ferramenta impressiona. Basta o usuário apontar a câmera do celular para o Trono do Papai Noel - este ano serão dois para evitar aglomeração –, que ele aparecerá ao lado da pessoa que estiver sentada. Para conseguir se posicionar, as pessoas contarão com ajuda de um monitor que vai mostrar em tempo real como elas estão enquadradas na foto. Uma prática similar à de importantes parques temáticos mundo afora.
Mesmo com o investimento em novas tecnologias, o Mauá Plaza Shopping não abriu mão de ter a presença física da grande estrela do Natal. A solução encontrada para manter distanciamento social foi adaptar o Bom Velhinho ao novo normal.
O shopping montou um escritório para o Noel, que ficará isolado e fará a interação com o público a partir de seu home office. As crianças poderão ver o dia a dia de trabalho do Bom Velhinho em seu trabalho, respondendo as cartas das crianças, enviando e-mails e cuidando da fábrica mágica de brinquedos.
Assim, o Papai Noel não deixará de interagir com as crianças - mesmo separados pelas vitrines do seu home office, as crianças poderão conversar com o Bom Velhinho por meio de um sistema de som. Os pequenos poderão também depositar suas cartinhas de pedidos num espaço projetado com segurança para que os desejos de Natal não sejam esquecidos.
Além disso, o Noel terá uma grande responsabilidade: ser um propagador de informações para prevenção e combate à pandemia de covid-19. “Pensamos nessa ação com toda a preocupação em manter a segurança de todos e também do Papai Noel, que afinal de contas, faz parte do grupo de risco e requer os mesmos cuidados que temos com nossos parentes mais velhos; pensamos em alternativas para manter a magia do Natal e trazer alegria e esperança para 2020, ano nada fácil”, diz Ariane.
O Papai Noel estará trabalhando em seu home office diariamente, das 14h às 20h.