Santo André avança em obras do Hospital do Idoso da Vila Luzita

Prefeito Paulo Serra acompanhou nesta quarta-feira construção do equipamento que será especializado em internações de longa duração

Santo André, 26 de maio de 2021 – O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta quarta-feira (26) as obras do Hospital do Idoso, que está sendo construído na Vila Luzita. O equipamento será estruturado para atender pessoas que precisem de um tempo maior de internação, sob cuidados especializados, perfil de atendimento mais utilizado por pacientes idosos.

“É um dia muito feliz para mim. Talvez os moradores da região nem acreditassem mais que essa região teria esse hospital, mas vai. Está saindo do papel. É uma realidade, um equipamento que em breve vai estar atendendo a nossa gente”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

A fundação do hospital foi finalizada e está em andamento a construção da chamada superestrutura, nome dado à alvenaria que se ergue acima do solo e compreende elementos como vigas, pilares, lajes, entre outros.

O novo hospital terá 5.000 metros quadrados de área construída e será mais um equipamento entregue dentro dos padrões do programa Qualisaúde. A obra contará com investimentos de cerca de R$ 13,6 milhões e terá centro cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva, e capacidade para até 80 leitos.

Na avaliação de Paulo Serra, essa é uma das conquistas mais importantes da atual gestão. “Havia uma grande expectativa de ter um hospital nessa região, que é a mais populosa da cidade. Esse projeto teve início há muitos anos e não saiu do papel, seria instalado ao lado da UPA Vila Luzita, mas naquele local não tinha estrutura para receber a complexidade que requer um hospital”, afirmou o prefeito.

Na mesma região a administração municipal também entregou a maior Unidade de Pronto Atendimento da cidade, a UPA Vila Luzita, habilitada como porte III, classificação dada pelo Ministério da Saúde para equipamentos com maior abrangência de atendimento. Além disso, a UPA Jardim Santo André e Clínica da Família Cipreste também foram entregues pela Prefeitura totalmente revitalizadas pelo Qualisaúde.

O Hospital do Idoso está sendo construído na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, em frente ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Santo André, em um terreno que abrigava setores de manutenção da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e do Departamento de Vias Públicas, ligado à Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.