Mais de 275 mil pessoas com idade superior a 18 anos receberam ao menos a primeira dose da vacina no município
Nesta segunda-feira (21) Santo André atingiu a marca de 50% da população com mais de 18 anos vacinada contra Covid-19. No momento a vacinação foi ampliada para pessoas com mais de 45 anos sem comorbidades e também para lactantes que amamentam filhos de até dois anos.
Aos 48 anos, o prefeito Paulo Serra recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer nesta segunda-feira, no drive-thru da Craisa. Emocionado, ele falou sobre o sentimento de receber a vacina. “Agora podemos sentir como as pessoas se sentem com a vacinação. É um sentimento de estar protegido e de vencer a doença que é o que a gente quer para todo mundo. É realmente muito emocionante. Esse é o sentimento de 50% da população adulta de Santo André e esperamos que em breve 100% da população tenha essa sensação boa de segurança e vitória. É um dia histórico”, pontuou o prefeito.
A cidade segue implantando novas estratégias para garantir a vacinação de toda a população. “Desde o início, planejamos muito a vacinação. No início foi mais difícil, mas agora já melhoramos o ritmo e com uma equipe excelente conseguimos maximizar a quantidade de doses que vieram para a cidade. Isso permitiu que antecipássemos alguns públicos e hoje chegamos à marca de mais de 275 mil pessoas com a primeira dose, que equivale 50% do público adulto. É uma marca muito expressiva e muito especial porque os países que atingiram essa marca começam a perceber que, consequentemente, os números estabilizam e caem”, explicou o prefeito.
Segundo a Secretaria de Saúde, mesmo após a vacinação é necessário manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara. Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.
Para garantir comodidade, segurança e conforto, além de ampliar os pontos de vacinação em formato drive-trhu houve a ampliação do horário de vacinação dos drives, que antes funcionavam das 8h às 17h e agora ficarão abertos entre 8h e 21h.
A cidade conta com cinco drive-thrus em funcionamento: Paço Municipal (Praça IV Centenário, no Centro), Craisa (acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia), Estádio Bruno Daniel (Rua 24 de Maio, na Vila América), estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial) e estacionamento do Atrium Shopping (acesso pela avenida Alexandre de Gusmão, s/nº, no estacionamento do piso G2). A partir de quinta-feira (24) os drives do Auto Shopping Global (Avenida dos Estados, 8.000 - Capuava) e outro no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23 - Vila Humaitá) passam a operar.
Doação de alimentos – As pessoas agendadas para receber a imunização podem levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos pontos de vacinação e drive-thru da cidade. Essa ação contribuirá com a iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, que está recebendo doações. Os itens arrecadados são destinados ao Banco de Alimentos, que faz a entrega para as famílias em situação de vulnerabilidade.