Moeda Pet entrega mais de 300 quilos de ração em Santo André

Primeira edição do programa na Sabina Escola Parque do Conhecimento recebeu cerca de 7.000 garrafas plásticas

Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – A Sabina Escola Parque do Conhecimento recebeu pela primeira vez neste sábado (27) o Moeda Pet, em formato drive-thru. O programa distribuiu 312 quilos de ração para gatos e cachorros, e recebeu em troca cerca de 7.000 garrafas plásticas.

“O Moeda Pet é mais uma iniciativa que coloca Santo André à frente de políticas públicas que unem sustentabilidade e proteção animal, trocando garrafas PET por ração para cães e gatos. Um programa permanente que estimula a reciclagem e garante dignidade aos animais da nossa cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O programa que possibilita a troca de um quilo de garrafas pet por um quilo de ração está sendo realizado no formato drive-thru para evitar aglomerações e garantir a segurança de todos, sem deixar de beneficiar os donos dos pets, os protetores de animais independentes e o meio ambiente.

Quem participa pode levar a ração para casa ou fazer a doação no local. A ração arrecadada é encaminhada para a Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), que faz a distribuição entre os protetores independentes cadastrados. Com mais esta edição, o total de ração distribuída pelo programa chegou a duas toneladas.

“O programa tem se mostrado um sucesso ao retirar o material reciclável das ruas, beneficiando as cooperativas, gerando renda e emprego, além de propiciar alimentação aos cães e gatos atendidos pelas protetoras”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

As mais recentes edições do programa foram realizadas no estacionamento do Paço Municipal. Desta vez, por conta da vacinação contra a Covid-19, a iniciativa foi levada para a Sabina Escola Parque do Conhecimento.

O Moeda Pet é uma ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, que conta com a parceria da empresa de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário, que fornecem as rações para a troca. A iniciativa também conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), além da Sabina.

Por Daniele Vieira | Fotos: Angelo Baima/PSA