A nova gestão do prefeito Guto Volpi trouxe para Ribeirão Pires a ideia de uma cidade futurista. Nada com carros voadores ou robôs autômatos, mas sim o ideal fundamental de preservação ambiental e unidade com o meio ambiente de maneira simbiótica - algo extremamente importante, já que Ribeirão é uma Estância Turística e o verde reina entre bairros e pontos turísticos.
Ribeirão é hoje um grande canteiro de obras, mas há, por exemplo, previsão de energia solar no telhado da nova rodoviária, que também terá tratamento de água da chuva para ser usada nos banheiros e lavatórios. Algo simples, mas que mostra o DNA Futurista da gestão de Guto.
Enquanto presidente da Câmara de Ribeirão, Guto trouxe a agenda 20/30 – com ideias de preservação propostas pela ONU - Organização das Nações Unidas. A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações.
O projeto colocou Ribeirão Pires na história ao ser a primeira Câmara do país a assinar a protocolo de novas práticas. Reutilização de águas de chuva, implantação de sistema pra utilizar menos papel, energia solar, nova frota com carros elétricos e carregador pra eles, espaço para bikes e a importante acessibilidade em todo o projeto. Toda a proposta previa um legislativo moderno, além de bonito, com o pomar trazendo abelhas e os pássaros voando livres pelo espaço destinado a eles.
É essa a ideia que Guto quer levar agora pra toda a cidade. A prefeitura já começou a andar nesse sistema de preservar o uso de papel e Guto se prepara para incluir a ideia de energia limpa e renovável em mais projetos.
Com tantas obras sendo entregues, a ideia de que Ribeirão ganhará uma cara moderna e futurista mostra uma preocupação concreta de Guto e seu time com o futuro real. Obras causam desgaste na vida da população. Pensar projetos que sejam modernos e já preservem a natureza é a certeza de que não serão necessárias novas obras tão cedo. Que assim seja.