Instituído em março, trabalho permanente da Administração percorre, de segunda a domingo, ruas do município com caminhões-pipa e jatos pulverizadores
Uma das ações imediatas da Prefeitura de São Bernardo no início da pandemia do novo coronavírus, o programa "Jato de Combate ao Coronavírus", feito por caminhões-pipa, chega ao 4º mês de atividade ininterrupta no município, contabilizando a aplicação de 267.510 litros de água sanitária e de 7.150 litros de desinfetante hospitalar em ruas e demais espaços do município.
Ao longo deste período, o serviço de pulverização utilizou 10 caminhões-pipa, além de uma equipe com 20 profissionais, que com dispositivos manuais, vem acompanhando o itinerário e realizando a limpeza em locais de difícil acesso.
O cronograma de trabalho é elaborado e executado pela Secretaria de Serviços Urbanos, que garantiu a ação em 22 bairros do município.
"Esta foi uma das medidas emergenciais que implementamos de imediato e seguimos executando com a mesma prioridade. É um trabalho que vem dando resultando e que vai reforçando o combate à disseminação da doença. A lavagem está sendo feita justamente com um produto forte para matar germes e vírus nessas áreas, diminuindo o avanço do Covid-19", comentou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.
PLANO DE TRABALHO - Cada caminhão-pipa utilizado na limpeza de São Bernardo conta com capacidade de armazenamento de 7.000 m³ de água de reuso com água sanitária dissolvida em cada viagem.
Por Leandro Baldini | Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC