Mauá: Consultório odontológico da UBS Paranavaí reabre após dois anos

Atendimento de urgência, incluindo a gestantes, foi retomado nesta segunda-feira (10/05)

A Prefeitura de Mauá vem atuando firmemente para prestar um melhor atendimento em saúde à população. A mais recente iniciativa neste sentido foi a retomada do atendimento odontológico em UBSs que estavam sem oferecer o serviço havia anos. Fechado desde abril de 2019, o consultório da UBS (Unidade Básica de Saúde) Paranavaí retomou as atividades nesta segunda-feira (10/5), após ser feita a troca e a manutenção do compressor de ar.

O prefeito Marcelo Oliveira, acompanhado da secretária de Saúde Célia Bortoletto visitou o local. “É triste ver a situação que encontramos os equipamentos públicos de nossa cidade. A população não pode ficar quase dois anos sem poder cuidar da saúde bucal. Estamos trabalhando para resolver estes problemas. E o resultado está aí, com a recuperação do consultório, a revitalização do escovódromo e o conserto do compressor de ar”, afirmou o prefeito.

A UBS Paranavaí dispõe de consultório com duas cadeiras odontológicas, duas cirurgiãs-dentista e dois auxiliares de saúde bucal.

“Por ter ficado bastante tempo sem realizar o serviço, os pacientes foram localizados graças aos agentes de saúde, que fizeram a busca ativa na região e identificaram, por exemplo, mais de 180 gestantes necessitando de atendimento. Após a consulta, os pacientes ganharam kit escovação, composto de escova, creme e fio dental e toalha”, explicou Marcelo Oliveira.

Por conta da pandemia poderão ser realizados aproximadamente 16 atendimentos diários. A nova fase iniciará com atendimentos de urgências e a gestantes como prioridades, das 8h às 17h, sempre de segunda a sexta.

Também com atendimento odontológico parado devido à falta de manutenção de equipamentos, a UBS Parque das Américas recentemente voltou a realizar consultas depois da troca do compressor. O espaço, que estava sem funcionar havia um ano e dois meses, têm três dentistas e dois auxiliares e pode atender até 20 pessoas fora do período da pandemia.

A administração municipal planeja para os próximos meses realizar a manutenção nos equipamentos de atendimento odontológico em outras seis unidades básicas de saúde: Magini, Feital, Santista, Jardim Mauá, São Vicente e Vila Assis. Um contrato, em fase de finalização, permitirá o conserto e a manutenção dos equipamentos fora de uso.

Atualmente, nove unidades básicas de saúde do município oferecem atendimento odontológico: Zaíra 2, Zaíra 3, Oratório, Sonia Maria, Primavera, Itapark, Santa Lídia, Flórida e Parque São Vicente.