Convenção aconteceu na noite desta terça-feira

Paula Cabrera

Vereador mais bem votado de 2020, com 1.596 votos, Rato Teixeira (PTB), teve seu nome confirmado na corrida eleitoral de Ribeirão Pires à Prefeitura da cidade. Sobrinho do ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB) Rato perdeu boa parte de seu protagonismo político nos últimos dois anos.
Pós-eleição municipal, em 2020, vereadores próximos a Kiko avisaram que iriam escantear Rato. Teria sido uma espécie de troco, uma vez que vários políticos do município reclamavam de postura personalista de Rato enquanto o tio era prefeito.
Como presidente do Legislativo, Rato adotou medidas polêmicas junto aos seus pares. Em meio à pandemia do novo coronavírus, o parlamentar enviou aos gabinetes questionário para saber se os vereadores eram favoráveis à majoração dos vencimentos. Também travou a abertura de CPI da Saúde, que já tinha os votos necessários para ser instalada. O petebista só autorizou os trabalhos em dezembro, último mês de mandato.
Sem o peso da caneta do tio, seus projetos minguaram. No último ano, ele aprovou uma proposta para punir agressores de animais e pediu uma rotatória no DER. Ele afirma ser o mais atuante da cidade. "Desde o primeiro dia aqui na Câmara Municipal, eu me dedico para fazer o meu melhor como vereador. Todo dia estou nas ruas para ouvir as pessoas e entender os problemas dos bairros, além de estudar soluções e projetos para melhorar a vida dos moradores da nossa cidade. A missão não é fácil, mas os resultados acontecem. E uma das nossas marcas é ser o vereador mais atuante com o maior número de projetos de lei apresentados", conclui.