Mauá recebe doses da Coronavac e começa aplicação no Zaíra

Prefeito Marcelo Oliveira acompanhou entrega e participou da imunização de profisisonais na linha de frente ao combate ao Covid-19 na UPA Zaíra

Paula Cabrera

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), recebeu as vacinas contra o coronavírus no final da tarde desta terça-feira (19/1) na Vigilância Sanitária da cidade. Mauá recebeu 4.760 doses que serão direcionadas para o atendimento de profissionais da Saúde, indígenas, quilombolas e idosos acima de 75 anos acamados ou que vivam em asilos.
Com a chegada na Vigilância, a cidade já deu o start para a distribuição das doses. Nesta terça-feira, as primeiras aplicações foram feitas em profissionais que prestam serviços na linha de frente  ao combate contra o coronavírus na UPA Zaíra. Servidores das UPAS Vila Magine, Vila Assis e Barão, além dos responsáveis pelo atendimento da covid-19 no Hospital Nardini também serão imunizados nessa primeira leva de vacinas.


“É um momento histórico e muito importante. Um primeiro passo para vencermos a pandemia”, comemorou Marcelo.
Às 19h13 a primeira profissional da Saúde da cidade recebeu a primeira dose, Francisca das Chagas Silva de Lima, de 72 anos. A auxiliar de enfermagem atua na UBS Santa Lidia e trabalha na Saúde há 33 anos. “Vacinei milhares de pessoas e hoje tive o privilégio de ser vacinada contra essa doença horrível, que muitas pessoas ainda desacreditam. O meu recado é para aqueles que possuem medo de tomar vacina: parem com isso. Essa é a única forma de voltarmos a nossa vida de antes. É um privilégio tomar. Não tenham medo. Vamos salvar vidas.” Ela conta que os dois filhos e os três netos ficaram aliviados em saber que ela, que está na linha de frente, está protegida para continuar a realizar o trabalho que tanto ama.”

Além de Francisca, mais 40 profissionais da UPA Jardim Zaira tomarão ao longo dessa noite a vacina, o quadro soma os colaboradores do plantão noturno.”
Há cerca de 11.000 funcionários da Saúde para serem vacinados na cidade – número superior as 4.760 doses recebidos no fim da tarde de hoje.
O ABC recebeu 39.320 mil doses da vacinas contra a covid-19. O presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), havia falado de 80 mil doses, mas o total, aparentemente, equivaleria a duas imunizações – com diferença de 21 dias- para os mesmos pacientes, ou seja, nesta terça, apenas metade das doses foram entregues. O JNC recebeu o painel com o total de doses por cidade. São Bernardo recebeu 11.840 doses, Santo André 11.360, Mauá teve 4.760. Logo depois aparece Diadema, com 4.480. São Caetano, apesar de ter menos munícipes, recebeu 4.800 imunizantes. Ribeirão, 1.640 doses e Rio Grande da Serra apenas 440 vacinas.