Perfis de Atila e da Prefeitura de Mauá são tirados do ar

Redes sociais não podem ser acessadas no instagram e no Facebook neste sábado

Paula Cabrera

Os perfis da Prefeitura de Mauá e do prefeito Atila Jacomussi (PSB) nas mídias sociais instagram e Facebook saíram do ar na noite deste sábado (27/6). Os dois perfis não aparecem na opção de pesquisa e todo o conteúdo compartilhado por eles nas redes aparece como indisponíveis.
O JNC teve acesso a uma decisão, do dia 24 de junho, que garante uma liminar ao PT (Partido dos Trabalhadores) para a retirada da hashtag “MauáMelhorComAtila” e “MauáMelhor” de todas as publicações feitas na página do prefeito e da Prefeitura. O juiz do caso, Paulo Antônio Canali Campanella confirma que a decisão foi acompanhada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral). A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa de Atila, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.
Neste sábado, Atila preparava a inauguração da nova Marginal, projeto antigo da cidade que prevê a ligação de bairros como Itapark e Itapeva com o centro por um caminho alternativo, economizando tempo e liberando a Avenida Barão de Mauá para a circulação de ônibus. O evento seria transmitido ao vivo pela página do prefeito. Mas desapareceu no Facebook, inclusive de asessores diretos do chefe do Executivo, que costumeiramente compartilham o conteúdo. Nessas páginas, a última divulgação do prefeito é de terça-feira (23/6). Atila costuma publicar entre sete e oito notícias diárias em suas redes sociais, ou seja, a situação pode demonstrar que o sumiço dos perfis não seja apenas um problema das redes, principalmente porque Atila possui cinco perfis e porque eles caíram nas duas redes sociais de Mark Zuckerberg, o que levanta o alerta sobre a possibilidade de que a exclusão das páginas tenha sido tomada pela equipe do prefeito.
O motivo, no entanto, não é certo, já que a solicitação foi pela retirada da hashtag apenas. A medida pode ter sido tomada para evitar problemas legais para a candidatura de Atila, por conta de divulgações do município, que poderiam ser entendidas como propaganda antecipada.
Atila tem enfrentado problemas nos bastidores e dificuldade de atrair e manter aliados por conta dos constantes escândalos em torno de sua administração. Agora, é esperar para ver quando a página volta ao ar e a justificativa dada pelo prefeito e sua equipe.