Mauá zera fila de espera de pacientes do sistema Cross

Município aumentou em 150% a oferta de leitos de UTI e 122% de enfermaria para atender a pacientes com Covid

A Prefeitura de Mauá tem uma notícia animadora em meio à pandemia. Nesta terça-feira (13/04), o município não registrava nenhum paciente, com Covid, esperando por leitos de enfermaria ou de UTI no sistema Cross. Também não foi registrado óbito de pessoas nesta situação nas últimas 48 horas. Esse é um resultado do intenso trabalho realizado pela administração na busca por soluções para enfrentar a pandemia e, principalmente, salvar vidas.

Entre as principais medidas adotadas está a ampliação em 150% na oferta de leitos de UTI. Até janeiro deste ano, eram 20 e agora são 50. Desse total, 40 estão no Hospital de Clínicas Dr Radamés Nardini e outros 10 foram disponibilizados em convênio celebrado com o Hospital Sagrada Família, instituição particular. Já em relação aos leitos de enfermaria, a ampliação foi de 122%. Saltaram de 18 para 40.

“A quantidade é superior, por exemplo, quando comparamos a situação da cidade no ano passado, mesmo considerando o hospital de campanha. Nosso trabalho é sério e transparente nesta luta para preservar vidas”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.

A Secretaria de Saúde de Mauá também trabalha para aumentar o conforto de quem procura as UPAs. “Cada uma das quatro unidades contará com 11 leitos de retaguarda com suporte ventilatório. Se o paciente precisar de assistência, terá todo o atendimento necessário”, explicou Célia Bortoletto, a titular da pasta.