Ex-prefeito gravou vídeo em que afirma que foi o responsável por solicitar obra da praça da Cidadania em Mauá

Paula Cabrera

Conhecido nos bastidores políticos como Pinóquio, o ex-prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (SD) parece ter abraçado de vez a alcunha. Na última terça-feira (31/1), ele voltou a mentir ao dizer que foi o responsável por trazer o projeto da Praça da Cidadania para Mauá, a obra é uma parceria entre a Prefeitura e o governo de São Paulo, assinada pelo atual prefeito, Marcelo Oliveira (PT), em 2021.
A primeira praça da Cidadania foi implementada em Santo André, em outubro de 2019. Na época, Atila ainda era prefeito, no entanto, uma breve pesquisas nos bancos de dados do governo do Estado mostram que os projetos foram definidos para zona leste da capital, São Miguel Paulista; uma em Pindamonhangaba, e outra na Baixada Santista, em Cubatão. A confirmação da instalação da Praça em Mauá saiu apenas em julho do ano passado. Nas mídias sociais de Atila, essa também é a primeira informação sobre o tema postada pelo ex-prefeito, que costuma ser bem ativo nas mídias sociais. Na época em que conquistou a Praça da Cidadania, Marcelo recebeu o JNC em seu gabinete para falar sobre a proposta. O local para instalação do espaço, no Jardim Hélida, também requereu projeto específico apresentado pela administração petista ao JNC.
Mas essa não é a primeira vez que Atila mente. Atila gravou um vídeo em frente a uma obra da CPTM no ano passado afirmando ser do aprofundamento do Piscinão do Paço Municipal, obra solicitada por sua gestão e reiterada pela gestão petista desde o ano passado. A solicitação foi confirmada pelo governo de Rodrigo Garcia (PSDB) apenas em dezembro do ano passado, enquanto Atila fez a gravação em uma obra da CPTM que nada tinha com a situação.
A obra na qual Atila fez a filmagem é a de requalificação do pátio da CPTM. O projeto visa expandir o número de vagas e criar estruturas para facilitar o trabalho dos funcionários da empresa. A previsão é de que as obras sejam concluídas dentro de 2 anos. É possível ver, atrás de Atila, que o painel faz menção do Pátio Norte e que nada tem a ver com o esperado Piscinão. Nos bastidores o vídeo virou piada e ressuscitou o apelido de Pinóquio, dado por antigos aliados, sobre possíveis mentiras contadas pelo ex-prefeito, que ficou conhecido por não honrar acordos.
Para antigos aliados, os vídeos e postagem são uma cortina de fumaça para confundir a população, já que a maioria está bem longe da verdade.