Complexo com 120 leitos funciona com pacientes encaminhados pelas UPAs

Paula Cabrera

Santo André concluiu as obras de seu segundo hospital de campanha. Localizado no estádio Bruno Daniel, o hospital irá receber pacientes vindos de UPAs e do Pronto-Socorro da cidade. O hospital de campanha funciona de portas fechadas, ou seja, os pacientes não devem se dirigir até lá.

O local tem 120 leitos. A maior parte visa atender a casos de baixa e média complexidade, mas há 20 leitos de Terapia Intensiva (UTI), para alta complexidade. Para este hospital, foram contratados 200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, etc.

O Pronto Socorro da cidade já está com 100% dos leitos ocupados e o Complexo do Pedro Dell Antônia atingiu, recentemente, 30% de ocupação. A ideia é utilizar os novos leitos apenas quando o hospital do ginásio atingir 100% da capacidade. Além dos dois locais, que somam 300 leitos, a cidade prepara um terceiro hospital de campanha, na quadra da UFABC - Universidade Federal do ABC, para mais 100 leitos.

Santo André tem 398 casos de coronavírus confirmados e 36 mortes, segundo o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, da última terça-feira (28/4).