PL de Ribeirão Pires formou 150 pessoas em Curso de Gestão de Cidades

Pré-candidatos e lideranças locais estiveram entre os formados

O Centro de Formação Política e Social de Ribeirão Pires formou no fim de 2019, 150 pessoas entre pré-candidatos, lideranças comunitárias e cidadãos comuns no Curso Gratuito de Gestão de Cidades. O curso contou com 7 módulos, trazendo conceitos sobre: orçamento público, lei orgânica municipal, cidade inteligente, meio ambiente, planejamento, desenvolvimento e gestão, além de conceitos do planejamento das áreas social, da educação, cultura, esporte, lazer e juventude, turismo, saúde e segurança pública nas cidades.

Para o professor Clovis Volpi, idealizador do curso, a iniciativa foi um sucesso, trazendo moradores de diversas partes do ABC para aprender mais sobre gestão pública. “Nossa expectativa com a criação da grade curricular e a dinâmica de aulas era criar uma oportunidade de momentos de aprendizado e debates para que, quem desejasse aprender mais sobre questões políticas, utilizasse este espaço para compartilhar experiências, objetivo que atingimos com louvor. E o Partido Liberal de Ribeirão Pires teve a coragem de abraçar esta ideia e oferecer um espaço para a criação do Centro de Formação Política e Social, que foi de extrema importância para que este ato de transformação social pudesse ser possível”, disse Volpi.

Para o Presidente do Partido Liberal em Ribeirão Pires, Nonô Nardelli, a criação do centro de formação ajuda a população a ter um local de discussão política no sentido de entender melhor como funcionam estas questões no âmbito municipal. “Mesmo com as tecnologias que possibilitam fácil acesso a informação, nós percebemos que o contato pessoal entre a população e pessoas com vivência e boas ações na área política é de fundamental importância para a criação de um pensamento crítico e analítico sobre quais são as necessidades de uma cidade e, a partir disso, como deve ser nossa forma de pensar. Recebemos aqui pessoas de Ribeirão Pires, São Caetano, Rio Grande da Serra, Santo André, Mauá, o que nos deixou extremamente felizes, pois elas vieram de suas casas para aprender mais sobre política, o que é muito importante à medida que estas que aprendem possam ensinar as pessoas de seu círculo familiar e social”, completou.

Para as aulas, o curso teve presenças importantes durante os módulos. Destaque para o Prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio, o Deputado Federal Herculano Passos, a Secretária de Educação de Rio Grande da Serra, Rosi de Marco, o Presidente da Câmara de São Caetano do Sul, Pio Mielo, assim como a participação do Secretário de Cultura de São Caetano do Sul, João Manoel da Costa Neto.