Doria e sua esposa testam positivo para covid-19

Governador e primeira-dama estão assintomáticos e estão em isolamento domiciliar; tucano negou ter tomado vacina contra a doença

Paula Cabrera com agências

O governador João Doria ( PSDB) e sua esposa, a primeira-dama de São Paulo, Bia Doria, foram diagnosticados com coronavírus nesta quarta-feira (12/8). Doria é o 11º governador a testar positivo para a doença no país. O tucano, que tem 62 anos de idade, e, portanto, faz parte do grupo de risco para a doença, disse que não tem sintomas e se sente bem.
Segundo a assessoria de imprensa do governo, imediatamente após a confirmação do exame, Bia Doria iniciou isolamento em sua residência, segundo protocolos médicos, e deve permanecer em observação pelos próximos dez dias. A primeira-dama também está assintomática e recebe acompanhamento do médico infectologista David Uip.
Ainda de acordo com o governo, ela seguirá trabalhando de casa.
Em sua conta no Twitter, Doria compartilhou o resultado do exame, que aponta “DETECTADO” pelo método “PCR em tempo real”. “Hoje, quarta-feira, acabei de receber o meu sexto teste da Covid-19 e este, infelizmente, foi positivo. Eu estou com coronavírus. Absolutamente, assintomático, me sinto bem, vou para a minha casa, vou seguir o protocolo médico, com a orientação do doutor David Uip, infectologista e integrante do comitê de saúde do estado de São Paulo”, disse Doria.
O governador completou dizendo que manterá a relação com todos os setores do governo “pelo Zoom, pelo celular, por videoconferência”, e que seguirá o protocolo da saúde pelos próximos dez dias.
“Aproveito para pedir a você que está na sua casa, se proteja, siga também os protocolos da saúde. Tudo isso vai passar, a vacina vai chegar, e o Brasil terá um novo momento livre do coronavírus. Até lá, temos que fazer este enfrentamento, seguir o protocolo e obedecer a saúde”, completou.
Doria ainda desmentiu boatos de que a vacina coronavac seria ineficaz no controle da doença, já que ele a teria tomado r testado positivo na sequência. “Não tomei a vacina, que é destinada nessa fase de testes apenas para trabalhadores da saúde. É absurdo uma fakenews nesse sentido neste momento”, afirmou em suas mídias sociais.