Prefeitura de São Bernardo entrega nova alça de acesso ao km 20 da Via Anchieta

Prefeito Orlando Morando liberou nesta segunda-feira novo viário que integra Complexo Tereza Delta

Por Daniel Macário | Fotos: Ricardo Cassin/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, entregou nesta segunda-feira (01/06) mais uma etapa do Complexo Tereza Delta. Trata-se da nova alça de acesso ao km 20 da Via Anchieta, sentido São Paulo. O viário passa agora a ser mais uma opção de rota para motoristas que saem do Centro de São Bernardo rumo à Capital.

O novo acesso foi liberado para o tráfego de veículos no início da tarde pelo prefeito Orlando Morando, ao lado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador. Com 400 metros de extensão e duas faixas de rolamento, o viário deve receber média de 600 veículos por hora, durante os horários de pico.

Para ter acesso a alça, os veículos que saem do Centro de São Bernardo devem seguir pela Avenida Newton Monteiro de Andrade, no sentido São Paulo.

“Trata-se de mais um importante ganho para a mobilidade urbana de São Bernardo. O que antes era apenas um viaduto, agora tem se tornado um grande complexo viário. Quando a pandemia passar, seguramente, esse novo viário irá melhorar o trânsito da região”, afirmou o chefe do Executivo. “Fica aqui meu agradecimento aos trabalhadores que nos ajudaram a executar essa importante obra para nossa cidade”.

ESTRUTURA – Para construção da alça de acesso foram utilizados mais de 128 toneladas de aço, 1.300 toneladas de asfalto, além de 1.000 m³ de concreto. A obra contemplou ainda a execução de muros de contenção  para a transposição dos dutos da Petrobras.

ACESSIBILIDADE – Assim como todo complexo viário Tereza Delta, o novo acesso conta ainda com área exclusiva para pedestres e ciclistas em sua lateral. O espaço está cercado com 800 metros de barreiras de proteção, garantindo assim o tráfego seguro de moradores que residem em bairros do entorno como, por exemplo, o D.E.R.

TEREZA DELTA – No fim de abril, a Prefeitura entregou a primeira etapa do novo complexo, com a conclusão das obras de duplicação do Viaduto Tereza Delta (localizado no 20,7 km da Via Anchieta), garantindo assim um sistema viário mais eficaz e ágil para motoristas. O viaduto de 800 metros conta agora com três faixas de rolamento, sentido Centro-Bairro. Ao todo, R$ 159 milhões foram investidos na execução do complexo, incluindo as alças de acesso.

REFORÇO – Nas próximas semanas, o complexo contará ainda com duas novas alças de acesso. Uma, permitirá tráfego dos motoristas que vem da Via Anchieta (Marginal Norte) para o Centro da cidade. A outra servirá de retorno para o litoral e para a região, sentido Imigrantes.