Site mostra empreendimentos disponíveis na cidade, oferece opção de envio de documentos e conta com orientações para cadastro no programa habitacional do município


Santo André, 15 de julho de 2020 – Contribuindo para facilitar o acesso a informações e procedimentos de Habitação de Interesse Social na cidade, a Prefeitura de Santo André lançou nesta quarta-feira (15) o Sihab (Sistema Integrado de Habitação). Trata-se de uma plataforma eficaz de gestão, que pode ser acessada pelo endereço santoandre.sp.sihab.com.br.
 
Por meio de parceria colaborativa com a startup Startinn, premiada durante o programa Pitch Gov de 2019, a tecnologia não traz custos ao município. “Avançamos mais um importante passo na ampliação e modernização da produção habitacional na cidade. Este site configura uma importante ferramenta de gestão habitacional, trazendo transparência, segurança e proximidade com a população que mais precisa”, destacou o prefeito Paulo Serra.
 
Na ferramenta, que pode ser acessada de qualquer computador ou smartphone com sistemas iOS ou Android, o munícipe encontrará informações sobre cadastro no programa habitacional do município, recurso para enviar sua documentação online com segurança, esclarecimento de dúvidas por meio de chat ou em perguntas frequentes, além de recebimento de comunicados via SMS, email, WhatsApp e ligação gravada.
 
“Este é um problema histórico de Santo André que estamos solucionando com transparência, moradia de qualidade, a partir da produção habitacional modernizada, além de proporcionar dignidade e qualidade de vida para essas famílias. Mesmo sabendo que ainda há muitos desafios pela frente, estamos no caminho certo. Afinal, já são mais de mil unidades habitacionais entregues para a nossa gente com padrão de excelência, cerca de 2.000 em construção e mais de 8.200 que serão executadas nos próximos anos”, completou o prefeito Paulo Serra.
 
A plataforma permite verificar empreendimentos disponíveis no município nas diferentes faixas de renda, selecionar o empreendimento desejado, fazer contato com a construtora e incorporadora e acompanhar a evolução dos empreendimentos durante a construção.
 
O usuário tem a opção de gerenciar seu cadastro no “Painel do Cidadão”, poderá entender melhor os programas do município e como são viabilizados os empreendimentos, além de encontrar informações sobre a Lei de Habitação de Interesse Social e demais legislações e decretos municipais, estaduais e federais.
 
O munícipe poderá ainda acompanhar, em paralelo ao canal de transparência para o munícipe, todas as publicações da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André, além de ter acesso a informações sobre as mais de 6.000 matrículas de regularização fundiária entregues desde 2017 na cidade.
 
“São informações para aproximar a Prefeitura do cidadão. Montamos uma área institucional no site para que os andreenses conheçam e recorram à estrutura da pasta, incluindo todas as nossas gerências e tudo que a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária oferece ao município”, pontuou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André, Paulo Alves.
 
Outra novidade do site é a gestão das construtoras e incorporadoras. No momento em que o empreendedor recebe o seu alvará de construção, também recebe um login e senha para fazer a gestão de atendimento das famílias por meio do Sihab. Uma das premissas é que as empresas construtoras que venham a empreender no município tenham incentivos e isenções para atender este público e que também atendam à demanda cadastrada da cidade.
 
As empresas também vão poder divulgar o seu empreendimento de interesse social na página, além de convidar os munícipes a navegarem virtualmente em seus empreendimentos. O usuário poderá escolher o empreendimento e enviar todos os seus documentos de análise pelo site, evitando assim aglomerações e eventos presenciais.
 
“Essa inovadora ferramenta irá contribuir em avançar com maior velocidade na área de construção, oferecendo segurança e dignidade para a população”, concluiu o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André, Paulo Alves.