Cidade fechou ano de 2022 com superávit financeiro
Paula Cabrera
A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou nesta segunda-feira (27/2) uma audiência pública, presidida pelo vereador Paixão e conduzida pelo secretário de Administração e Finanças de Ribeirão Pires, Eduardo Pacheco, para apresentar o resultado financeiro alcançado pela cidade em 2022. Segundo Pacheco, o resultado foi extremamente positivo para a cidade, com aplicações acima do esperado para saúde e educação e muito menor do que o previsto com o pessoal, o que demonstra austeridade com contratações e zelo pelo dinheiro público.
"Os números apresentados hoje foram extremamente positivos pro município que demonstra o caminho novamente nesse ano de 2022 para a recuperação fiscal e econômica da cidade. Em 2021 recebemos a cidade com um déficit muito grande, com dívidas muito grande, então comprovamos hoje, demonstramos pra população, primeiro, o cumprimento de todos os requisitos legais, principalmente educação que exige os 25% mínimo constitucional, o município comprovou que aplicou 39%. Saúde estipula aplicação de 25%, aplicamos mais de 30%. Funcionalismo público, que estipula o gasto máximo de 54%, o município gastou 31% com pessoal", explica o secretário.
Ribeirão teve ainda resultados positivos em repasses estaduais, federais, recebimentos de tributos e fluxo de caixa, segundo o secretário. Vale lembrar que Ribeirão conseguiu colocar as dívidas em ordem e alcançar crédito no ano passado. "Comprovamos também a capacidade de pagamento. O índice de endividamento pode ser de até 120% da receita corrente líquida, o índice do município está em 4%, com a operação de crédito FINISA feita ano passado para investimento no município pavimentação, ginásio esportivo, campo de grama sintética e a entrega da UBS que recebemos paralisada a obra. Os resultados positivos demonstram que estamos no caminho da responsabilidade na gestão pública para que que possamos retomar o município, e colocá-lo em sua recuperação econômica", completa.