Volpi recebe Auricchio em aula sobre saúde pública

Prefeito de São Caetano falou sobre a luta contra o coronavírus e como São Caetano tem se tornado destaque positivo

Paula Cabrera

Na noite desta terça-feira (19/5), o ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PL) recebeu o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), na primeira aula virtual de sua escola de governo. O pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Pires já havia feito outras aulas antes da pandemia do covid-19, mas nesta terça-feira ele recebeu Auricchio para a primeira aula online, totalmente ao vivo e transmitida na página do Facebook de Volpi. Na conversa, Auricchio falou sobre o trabalho feito em São Caetano e que tem servido de referência em boa parte do país – a cidade tem apostado na ampliação da testagem para melhor se preparar no combate ao coronavírus. O município já superou os 11 mil testes realizados em servidores da Saúde, Segurança, Comerciantes e agora nos bloqueios de trânsito da cidade.

Durante a aula, Auricchio abordou a importância de programas como o Saúde da Família e o acesso à saúde pública nas UBSs como porta de entrada de atendimentos. Sobre a reabertura do comércio ele foi taxativo. “O que está mantendo os comércios fechados é o vírus. Essa é a primeira vez na história que 80% das aeronaves estão em solo, que os parques da Disneylândia fecharam, que o PIB chinês terá uma grande retração. Esse vírus ele ataca em ondas. Primeiro as pessoas, as vidas. Depois, a economia. Então, encaramos isso como uma guerra e como tal, exigirá tempo e sacrifícios”, disse o prefeito de São Caetano.
Volpi agradeceu a participação de Auricchio e lembrou que a relação dos dois é de longa amizade, desde a época do prefeito Luiz Tortorello. “Agradeço a participação e sua amizade e também do deputado Thiago Auricchio (PR)”, disse Volpi.
Ao JNC, Volpi reiterou que as aulas de formação em políticas públicas deverão ser retomadas no formato de lives e enalteceu a participação de Auricchio. “Fizemos nessa noite um projeto de retomar os cursos do PL. Foi algo muito bom, pois o Auricchio tem uma formação exemplar e está vivendo um dos momentos mais difíceis e ele nos deu uma aula pra nos dar mais consistência, um conhecimento maior mesmo de conhecimento em Saúde Pública e como agir nesse momento”, afirmou.