Ano eleitoral: Atila é criticado por usar vacinação para se autopromover

Paula Cabrera

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB) voltou a sofrer críticas nesta quinta-feira (26/3) pelo seu posicionamento no combate ao coronavírus na cidade. Desta vez, a oposição questiona a promoção pessoal feita pelo prefeito na vacinação contra a influenza feita no esquema drive-thru, no Paço Municipal.
Segundo oposicionistas, a administração solicitava o preenchimento de cadastro pessoal antes da aplicação da vacina, com informações como whatsapp, para liberar o acesso à imunização.

Cadastro feito no acesso ao Paço Municipal

Esse cadastro costuma ser feito pelo prefeito em suas reuniões pessoais e costuma ser utilizado para enviar informações em massa sobre os trabalhos elaborados pelo prefeito.
Há diferentes fotos do prefeito, munido de máscara, acompanhando a vacinação.

Na página Mauá Desgovernada, Atila sofre diversas críticas pela decisão. “Enquanto profissionais da Saúde não tem o básico para trabalhar, como luvas e álcool em gel, o prefeito usa de uma crise gravíssima para se autopromover”, diz a postagem.

Prefeito Atila esteve durante todo o dia no corpo a corpo no Paço Municipal

Já o ex-secretário de Segurança Alimentar da última gestão da prefeita Alaíde Damo, Matheus Ferreira, questionou a falta de gestão de crise. “Ao invés do Prefeito ficar no comitê de crise, planejar os próximos passos, responder os questionamentos dá imprensa e da população, colher informações do Sistema de Saúde e dar maior transparência dos dados como é feito nas Prefeituras da região ele prefere novamente se concentrar na campanha eleitoral permanente e ficar no Paço Municipal se aparecendo e fazendo política no Drive Thru da vacinação”, diz.

O vereador Professor Betinho (PSL) também criticou o posicionamento do prefeito diante da pandemia e, particularmente, na vacinação do Paço. “Não é o momento de pensar na corrida eleitoral. É lamentável a situação que passamos, gente morrendo, e o prefeito cadastrando eleitor pra reeleição”, diz Betinho.
Questionada sobre a situação, a comunicação da Prefeitura afirmou “que a vacinação segue os protocolos da Secretaria de Saúde Municipal e Estadual, assim como do Ministério da Saúde. Esse modelo no formato no modelo de Drive Thru é inédito na cidade, e tem sido muito bem avaliado pela população.”