ABC deve reabrir parques e academias na próxima semana

Em assembleia do Consórcio Intermunicipal, sete prefeitos confirmaram que deverão anunciar regras por decreto neste fim de semana

Paula Cabrera

Os prefeitos do ABC confirmaram em assembleia nesta sexta-feira (10/7) que deverão permitir a reabertura gradual dos parques nas sete cidades a partir da próxima semana. Em reunião extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os sete prefeitos deliberaram pela reabertura. A expectativa é de que as academias também sejam liberadas nas sete cidades por meio de decretos.
Conforme definição dos prefeitos, cada município publicará decreto próprio sobre a questão, determinando datas e horários de funcionamento, conforme as diretrizes do Governo do Estado. O Grande ABC está atualmente na fase 3 (faixa amarela) do Plano São Paulo, que trata da reabertura gradual das atividades no Estado.
Pela fase 3, é possível manter comércios abertos por seis horas e com até 40% da capacidade, sempre respeitando o decreto de uso de máscaras e a circulação menor para evitar aglomerações.
Nesta fase, restaurantes e bares também podem reabrir, com maior espaçamento entre meses. O shopping Praça da Moça, em Diadema, foi um dos primeiros a permitir a reabertura da praça de alimentação no local. A expectativa é de que, caso siga na fase amarela, o ABC perkita o retorno de espetáculos culturais em teatros e cinemas até o fim deste mês.
Segundo números do Consórcio Intermunicipal do ABC a região registra 28.550 e 1.316 vasos, sendo 385 transmissões confirmadas apenas ontem.