Em assembleia do Consórcio Intermunicipal, sete prefeitos confirmaram que deverão anunciar regras por decreto neste fim de semana
Paula Cabrera
Os prefeitos do ABC confirmaram em assembleia nesta sexta-feira (10/7) que deverão permitir a reabertura gradual dos parques nas sete cidades a partir da próxima semana. Em reunião extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os sete prefeitos deliberaram pela reabertura. A expectativa é de que as academias também sejam liberadas nas sete cidades por meio de decretos.
Conforme definição dos prefeitos, cada município publicará decreto próprio sobre a questão, determinando datas e horários de funcionamento, conforme as diretrizes do Governo do Estado. O Grande ABC está atualmente na fase 3 (faixa amarela) do Plano São Paulo, que trata da reabertura gradual das atividades no Estado.
Pela fase 3, é possível manter comércios abertos por seis horas e com até 40% da capacidade, sempre respeitando o decreto de uso de máscaras e a circulação menor para evitar aglomerações.
Nesta fase, restaurantes e bares também podem reabrir, com maior espaçamento entre meses. O shopping Praça da Moça, em Diadema, foi um dos primeiros a permitir a reabertura da praça de alimentação no local. A expectativa é de que, caso siga na fase amarela, o ABC perkita o retorno de espetáculos culturais em teatros e cinemas até o fim deste mês.
Segundo números do Consórcio Intermunicipal do ABC a região registra 28.550 e 1.316 vasos, sendo 385 transmissões confirmadas apenas ontem.