Estado de São Paulo é o que mais vacina contra COVID-19 no Brasil

Mais de 10% da população estadual já recebeu as duas doses de imunizantes que protegem contra a doença; ranking posiciona SP à frente dos estados da região Sul do país e do Distrito Federal

O Estado de São Paulo é o que mais aplica a segunda dose da vacina contra COVID-19 do país e já garantiu esquema vacinal completo para mais de 4,7 milhões de brasileiros, conforme dados desta sexta-feira (7) extraídos do Vacinômetro às 12h57. No total, já foram aplicadas mais de 13,1 milhões de doses.

Em São Paulo, a cada 10 pessoas vacinadas, mais de 5 já estão totalmente protegidas e as demais já têm garantia de recebimento da segunda dose. Isso acontece graças ao trabalho da equipe do PEI (Plano Estadual de Imunização) para assegurar a perenidade da campanha e a administração dos imunizantes em intervalo de tempo adequado para todas as 645 cidades.

“Estamos em um momento que temos a primeira dose sendo aplicada e também a segunda dose sendo aplicada. Quando a gente olha para as duas doses aplicadas, é nesse momento em que a pessoa está com o esquema vacinal completo, e ela tem a sua imunidade completada. E quinze dias depois você tem realmente a certeza de que essa pessoa está imunizada”, disse a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

São Paulo está em primeiro lugar no ranking que compara o avanço da campanha no Brasil, com 10,11% de aplicação da segunda dose, à frente de estados como Paraná e Distrito Federal (ambos com 9,7%), Rio Grande do Sul (8,85%) e Santa Catarina (8,67%). Além disso, o índice de São Paulo é superior em quase dois pontos percentuais em comparação à média nacional, de 8,19%.

Os percentuais são referentes a balanços do Consórcio de veículos de imprensa da noite de quinta-feira (6), que considera dados das Secretarias Estaduais de Saúde calculados em função da população total estimada pelo IBGE.