Esforço coletivo garante bom funcionamento do sistema de esgoto

Medidas como descarte correto de resíduos ajudam a evitar problemas com a rede de esgoto

O bom funcionamento dos sistemas de coleta, afastamento e tratamento dos esgotos gerados diariamente em nossas casas evitam impactos ambientais, como o lançamento de esgotos diretamente nos cursos d´água da cidade e, consequentemente, contaminações que podem causar problemas à saúde. Daí a relevância do trabalho realizado pela BRK Ambiental na coleta e tratamento do esgoto em Mauá, e a rotina de manutenções preventivas e corretivas que são realizadas pelas Equipes da Concessionária.  

Porém, mesmo mantendo uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, muitas vezes o trabalho realizado pela BRK Ambiental esbarra no uso incorreto da rede coletora de esgoto. Prova disso, é número dos atendimentos a ocorrências operacionais, que resultaram em mais de 4 mil desobstruções e manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade em 2019. E os materiais mais encontrados são resíduos sólidos que somaram 56,85 toneladas coletados também em 2019.

Portanto, a contribuição para a saúde e bem-estar e para a preservação do meio ambiente vai além da atuação da concessionária e do poder público. Ela inclui também a população. Por causa da má utilização das redes públicas coletoras de esgotos, despejo de resíduo sólido, ocorre a obstrução da tubulação. 

Segundo Bruno Gravatá, responsável pela área de Operação da BRK Ambiental em Mauá, os resíduos mais corriqueiros encontrados no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade são restos de construção civil (madeira, plástico, papelão, sacos) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes), os quais são agravados devidos aos resíduos de cozinha, como resto de comida, óleo e gordura.

“Pequenas medidas, como o descarte adequado desses resíduos e a limpeza da caixa de gordura são eficazes contra os entupimentos e os vazamentos de esgoto em via pública. E desta forma, com um esforço coletivo que envolve empresa, poder público e população, mais que uma obrigação legal, todos demonstrarão o compromisso com a preservação ambiental, a saúde e a qualidade de vida”, destaca Bruno.

Os serviços de operação e manutenção do Sistema Público de Esgotamento Sanitário são prestados de forma ininterrupta, 24hs/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas Equipes Técnicas da Concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

 – via call-center (0800-771-0001); 

 – site www.brkambiental.com.br; 

– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS. 

Outra forma de entrar em contato com a Concessionária é por meio do atendimento presencial realizado no Poupatempo Mauá, localizado na Avenida Antônia Rosa Fioravante nº 1654, de segunda a sexta feira das 8h as 18hs e aos sábados das 8h as 13hs.