Rautenberg renuncia cargo de vereador em Santo André

Paula Cabrera

O vereador de Santo André, Roberto Rautenberg (Republicanos), mais votado nas eleições de 2016 com 7.863 votos, renunciou ao mandato na manhã desta quarta-feira (22/4). O pedido de renúncia foi lido pelo presidente do Legislativo, Pedrinho Botaro (PSDB), durante sessão extraordinária.
Na carta apresentada a Botaro, o parlamentar apenas avisa que renuncia ao cargo, sem explicar motivos que causaram a decisão. “Comunico a vossa excelência, nos termos do artigo 90, do regimento interno (resolução número 2, de 1981), que a partir desta data, renuncio em caráter irrevogável e irretratável ao mandato de vereador, extinguindo-se este, assim, por consequência”, alegou Rautenberg. 
O parlamentar atuou apenas oito meses durante os últimos três anos e meio. A última licença para permanecer afastado da Câmara foi solicitada em 24 de março e rejeitada pela maioria dos vereadores. Foram nove votos contrários. Foram dez licenças solicitadas, sob alegação de motivos particulares. A última concessão venceu no dia 31 de março, mas a sessão dessa quarta-feira (22/4) foi a primeira após a negativa.