São Bernardo atinge meta de vacinação de idosos em campanha contra a gripe

Desde 23/03, 82,6 mil pessoas com 60 anos ou mais foram protegidas contra a Influenza; campanha segue suspensa na cidade

A Prefeitura de São Bernardo já atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e vacinou 100% dos idosos na primeira fase da Campanha Nacional contra a Influenza. Levantamento da Secretaria da Saúde municipal mostra que, no período entre 23/03 e 08/04, foram imunizadas 82,6 mil pessoas com idade a partir dos 60 anos na cidade.

O município aguarda a chegada de novas doses de vacina para dar prosseguimento à campanha, que abrange também os profissionais da Saúde e da Segurança nesta primeira etapa, que segue até o dia 15/04. Em relação aos profissionais da Saúde, foram imunizados o correspondente a 78% da meta. Outros 1.420 colaboradores da área da Segurança também foram protegidos.

No total, a Administração de São Bernardo já imunizou 108 mil pessoas em menos de três semanas de campanha. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

De forma inédita, São Bernardo optou por realizar a campanha de vacinação contra a gripe em 33 EMEBs, tendo em vista que as aulas estão suspensas desde o último dia 20/03 por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19). A estratégia tem por objetivo evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades de Saúde (UBSs), principalmente de idosos, que se enquadram no grupo de risco para a doença. Nas escolas, a imunização é feita nas quadras, ao ar livre, e os moradores são organizados em filas, com distância mínima de dois metros entre eles, para evitar qualquer contágio.

PRÓXIMAS FASES – A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Influenza será iniciada no dia 16 de abril. O Ministério da Saúde mudou a estratégia de vacinação e houve alteração nos públicos-alvo. Dessa forma, a segunda fase será destinada a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Está prevista para sábado (09/05) ‘Dia D de Mobilização Nacional’, data em que terá início a terceira fase de vacinação, destinada a professores, adultos de 55 a 59 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas. A campanha se estenderá até 22 de maio.