Projetos selecionados no edital emergencial são atração da agenda cultural de Santo André

Assim como as demais atividades da programação da Secretaria de Cultura, projetos estarão disponíveis nas redes sociais

Santo André, 20 de julho de 2020 – A partir desta semana, a agenda da Secretaria de Cultura de Santo André traz uma novidade. Os trabalhos selecionados por meio do edital emergencial destinado a agentes culturais da cidade no período de isolamento social começam a ser exibidos. Assim como as demais atrações da programação, que contam com música, literatura, cinema e teatro, entre outras, as atividades serão exibidas pelas redes sociais.

Os primeiros trabalhos selecionados e já disponíveis nas redes sociais dos artistas são: a aula de violão em vídeo ‘Montagem de Escala Maior’, de Alexandre Polito, poesia em vídeo, de Aline Poeta, a contação de história em vídeo ‘Cheiro de Fulô’, de Ana Antunes, além da história de Noel Rosa, em ‘Conversa de Botequim’, de Gustavo Marson.

Também estão disponíveis o curta-metragem ‘O Solo Perfeito’, de Jhesse Duque, o conto ‘Acordei em Quarentena’, de Letícia Leal, o texto de Luciano Mello sobre ‘O Som do Cinema’, o vídeo sobre música popular, de Marcinho, o vídeo de música popular ‘Todas as Formas’, de Miryan Lopez, a aula em vídeo de samba no pé, de Renato Mota, a música sertaneja de Phelipe e Matheus, o videocirco de Ikares Molina, e a música popular de Abel Silva e de Marcio Silva. Todo o conteúdo pode ser acessado nas redes sociais dos produtores e está disponível também em: //www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/

O edital emergencial destinado a agentes culturais de Santo André teve como objetivo garantir a continuidade da economia do setor, além de assegurar ao público o acesso remoto da produção cultural da cidade. O processo teve 363 inscrições, que contemplaram música, teatro, dança, literatura, artes visuais, circo, artesanato e audiovisual. No total serão investidos R$ 200 mil em recursos da própria Secretaria.

Programação – Nesta semana a programação da agenda tem início nesta segunda-feira (20). Às 16h, o ELCV em Casa exibirá os vídeos Noções básicas e diretrizes para vídeo, a aula 1 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’, com Ariane Ferreira, e a Introdução do curso de direção de arte, com o professor Luiz Lopreto. No mesmo horário, o ELT 30 Anos, mostrará o espetáculo ‘Esparro’, baseado na obra de Plínio Marcos, produzido pela Turma 16 (2015); e a terceira parte da entrevista com Natasha Zaccheo será a atração do Diálogo ELD. O ELCV em Casa retorna às 19h30, com a live A Mulher no Cinema, com Tarsila Araújo.

Na terça-feira (21), às 16h, o público poderá conferir, a aula de Meditação e Produção Cultural da Turma 21, do professor Fernando Gimenes, com o tema Artistas na Curadoria e na Programação em Artes Cênicas, com a participação de Natalia Souza (SP) e Bruno Lelis (BH), no ELT em Casa; a aula 2 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’: o corte, com Ariadne Ferreira, no ELCV em Casa; e o ciclo ‘Deusa Kali’, na aula do Núcleo de Adultos, com Cristiane Santos, no ELD em Casa.

As atividades da quarta-feira (22) começarão às 16h e terão o ELT em Casa, Encontros NIT – Teatro como Trabalho, com Ligia Helena e a participação e Denise Guilherme (Formação 03) e Regina Régis (Formação 04); no ELCV em Casa, a aula 3 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’: download de áudio e vídeo livre de royalties, com Ariane Ferreira; e no ELD em Casa, a apresentação de Onde estão seus pés agora?, com o Núcleo Infantil. E às 18h, o Museu em Casa SA apresentará a história Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox, com a equipe do Museu de Santo André.

Na quinta-feira (23), às 15h, o Quintas Lá em Casa apresentará ‘Jardim dos Pequeninos’. Também às 15h, no Vitrine Andreense, será realizada a live ‘Artesanato’ com Vivi Campos Arte, misturando materiais e texturas em decoração. Às 16h serão realizadas quatro atividades. No ELT em Casa, a aula do Núcleo Teatro do Oprimido, Teatro Épico e outras Poéticas Políticas, com a participação de Paulo Bio; No Emia em Casa, a primeira parte de Fazendo Arte, sim!, com Paula Pedroso; No ELCV em Casa a aula 4 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’: interface do ClipChamp, com Ariane Ferreira; e no ELD em Casa, Selfdário, projeto de dança para adolescentes e jovens. O Quintas Lá em Casa terá outra atração às 19h30: a apresentação de Las Canciones de Mercedes, com Miryam Lopes.  E às 19h30, Cláudia Pucci fará a live Por que escrever um filme?

As atividades da sexta-feira (24) terão, ‘ELD 30 Anos! Uma homenagem!, com a participação de mestres e aprendizes, edição Wini Lippi, e no ELCV em Casa, a aula 5 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’: efeitos e export no ClipChamp, com Ariane Ferreira. E o Conto das Seis, às 18h, terá como convidada Juliana Rodrigues.

E a atração do sábado (25), às 15h, será a oficina literária, com a live de Daiana Barasa.

A ‘Agenda Cultural Online’ é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida em na cidade. A programação contará ainda com a participação de produtores culturais e outros parceiros, que poderão se inscrever em: www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/.

Por Marcos Imbrizi