A partir de 3 de abril, serviço será exclusivamente online

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, lançou na manhã desta quarta-feira, dia 15, o iCadOnline, um portal que permite a solicitação de abertura ou encerramento de empresas e alteração cadastral de forma 100% online, sem a necessidade do comparecimento ao guichês do Paço Municipal. A Estância é a primeira cidade do Estado de São Paulo a fazer uso da ferramenta.

“Buscamos a desburocratização e integração, não apenas no iCadOnline, mas no jeito de fazer gestão pública. Estamos fazendo uma transformação na Prefeitura para que todos os serviços estejam num único local, possibilitando tempo de resposta rápido para o munícipe. Esse conjunto de ações faz parte da meta da Agenda 2030 da ONU, não é apenas a questão ambiental, mas a relação humana de trabalho, modernização e inteligência”, disse o prefeito Guto Volpi.

A disponibilização desse novo sistema faz parte do processo de modernização implantado pela prefeitura, elevando o município ao patamar de igualdade com as cidades mais informatizadas do país. Além disso, oferece apoio completo ao gestor público com mapeamento das atividades econômicas da sua cidade, identificação das atividades mais relevantes e novas oportunidades de negócios, ao mesmo tempo em que garante que o Plano Diretor Municipal seja cumprido.

“Integrado à Junta Comercial do Estado de São Paulo, o iCadOnline possibilitará a realização de processos online, contribuindo para a redução de gastos (economia de papel, gráfica e recursos humanos). Além disso, a proposta é aumentar a satisfação dos contadores e empresários com a agilidade na prestação dos serviços; permitir um detalhamento real do perfil econômico da cidade e aumentar a base de declarantes de serviços tomados (GISS)”, explicou Fernando Origuella, analista de implantação e suporte do iCadOnline em Ribeirão Pires.

O sistema iCadOnline possibilita que o empreendedor realize o registro e a abertura da sua empresa de forma rápida e segura, dentro do enquadramento mais adequado como Microempreendedor Individual (MEI), Empresa ou Autônomo. Com um único cadastro, é possível realizar o registro da empresa em órgãos responsáveis como Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente. Essa integração acelera a emissão das licenças necessárias para o novo negócio.

Treinamento – No dia 22 de março, em local ainda a definir, serão reunidos os contadores da cidade para a realização de curso com equipe técnica do iCadOnline para apresentação da ferramenta e esclarecimento de dúvidas.