Médica alegou questões pessoais, mas teria preferido não enfrentar uma guerra política contra prefeitos da região
Paula Cabrera
A médica Regina Maura Zetone renunciou, nesta segunda-feira (18), à presidência da FUABC (Fundação do ABC). A decisão teria sido motivada por "questões familiares" e acontece após a médica pedir licença de dez dias, que venceu na sexta-feira. A saída de Regina ocorre apenas três meses após assumir a entidade de saúde.
Nos bastidores, a renúncia de Regina Maura do posto de presidente da Fundação era dada como certa. Há um rodízio para indicação da presidência no órgão: que normalmente passa por São Bernardo, Santo André e São Caetano. Pelo rodízio, a expectativa era de que Paulo Serra, prefeito de Santo André, fizesse uma indicação, no entanto, a polarização política, ocorrida por conta do apoio de Serra a Eduardo Leite e de Orlando Morando a João Doria, teria pesado para que o nome de Regina Maura, indicada por José Auricchio Júnior, ganhasse a adesão dos outros prefeitos. Mesmo assim, isso não teria facilitado a vida de Regina dentro da entidade. Divergências políticas entre os prefeitos na condução do órgão teriam pesado, e muito, na decisão. Para quem não se lembra, Almir Cicote chegou a assumir a direção-geral da entidade, em 2021, e pediu demissão 15 dias depois após uma série de divergências. Após sua saída, Adriana Berringer também teve uma série de problemas no comando da entidade divulgados pela mídia com uma crescente onda de retirada de apoio ao redor de seu nome, com convites, inclusive de questionamentos na Câmara de Santo André. Regina Maura parece ter decidido evitar a fritura, a fogo lento, como aconteceu com a antecessora, e pediu a saída, assim como Cicote.
Quem deverá assumir a Fundação do ABC neste momento é o vice-presidente da entidade, doutor Luiz Mario Pereira de Souza Gomes, que seguirá exercendo as incumbências ao cargo de presidente até que seja escolhido um sucessor.
Confira a nota:
“A Fundação do ABC informa que, na tarde de hoje, 18 de abril de 2022, a Dra. Regina Maura Zetone Grespan encaminhou carta ao Conselho de Curadores da FUABC renunciando ao cargo de presidente por motivos de foro íntimo e questões familiares. Conforme Artigo 24 do Estatuto da FUABC e Artigo 33 do Regimento Interno, compete ao vice-presidente substituir a presidente em suas faltas ou impedimentos e assumir interinamente o mandato do presidente, em caso de vacância, até a escolha do sucessor para o mandato complementar”.
Veja a nota de Regina para o colegiado da Fundação:
"Nesse breve período em que estive à frente da honrosa função de presidente do conselho de curadrores da Fundação do ABC, para qual fui eleita em 13 de janeiro de 2022, espero ter correspondido às expectativas de uma gestão transparente e competente como havia prometido em discurso feito na minha posse, desta forma honrando vossa escolha".