Prefeitura de Mauá presta assistência às famílias atingidas por temporal

Prefeitura de Mauá presta assistência às famílias atingidas por temporal

A Prefeitura de Mauá tem prestado atendimento às famílias que foram atingidas pela forte chuva que caiu sobre a cidade nesta terça-feira (28/12), a segunda acima da média em menos de 15 dias. Diferentes secretarias estão envolvidas nesse trabalho, visando acolher os munícipes e atender às necessidades mais urgentes da população.

Logo após o temporal, ainda na terça-feira, agentes da Assistência Social estiveram em uma das regiões mais afetadas da cidade, a Vila Carlina, cadastrando os moradores e realizando a doação de itens emergenciais, como cobertores, colchões, lanches, cestas básicas, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos ainda realizam a limpeza das vias, com o recolhimento da lama e lixo trazidos pelas águas. Agentes da Defesa Civil acompanham todo o processo e verificaram a situação dos imóveis afetados, certificando a segurança das residências. Nenhuma casa precisou ser interditada nessa região.

O prefeito Marcelo Oliveira esteve no local e acompanhou todo o trabalho, além de prestar solidariedade às famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas. Nesta quarta-feira (29/12), ele esteve em reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

Na oportunidade, Marcelo Oliveira protocolou documento com solicitação de liberação urgente de recursos, no montante de R$ 7 milhões, para a realização de obras de drenagem entre as avenidas Capitão João e Antônia Rosa Fioravente, que vão passar por debaixo da linha ferroviária da CPTM. “Essa obra é fundamental para ajudar neste problema de décadas relacionado a alagamentos na região do piscinão do Paço. Além do ganho na mobilidade, as intervenções são essenciais para a preservação de vidas e à melhora do escoamento de água no local, inclusive auxiliando em outros pontos que geralmente alagam na cidade”, ressaltou o prefeito, lembrando que o projeto foi apresentado ao governo estadual no início de 2021.

Além da Vila Carlina, outros bairros também receberam as equipes do governo para o atendimento emergencial, como Vila Assis e Jardim Kennedy, onde uma residência precisou ser interditada. A família foi encaminhada temporariamente para uma casa de apoio.

Desde 1º de dezembro, a Prefeitura de Mauá realiza a ‘Operação Chuvas de Verão’, ação gerenciada pela Defesa Civil da cidade e que integra toda a administração municipal, visando o acompanhamento das condições meteorológicas e atuando de maneira coordenada em casos de necessidade.