Prefeito precisa adequar perfis para tirar hashtags que configurariam propaganda antecipada

Paula Cabrera

Com os perfis suspensos nas redes sociais por possível campanha antecipada, o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB) tem usado as redes sociais da primeira dama, Andreia Rios, e de aliados políticos para divulgar ações de seu governo. Neste domingo (28/6), Atila inaugurou uma fábrica de cultura no Zaíra e visitou a Chácara Maria Aparecida. Em ambos os casos, as publicações, feitas em perfis diferentes, seguiram a linha adotada pela equipe de Atila para se comunicar, com frases colocadas totalmente em letras maiúsculas no início para justificar o resumo da ação, e um texto em primeira pessoa abaixo, contando a história do projeto e citando apoiadores presentes no local.

Os perfis da Prefeitura de Mauá e do prefeito Atila Jacomussi (PSB) nas mídias sociais instagram e Facebook foram tirados do ar na noite deste sábado (27/6). Os dois perfis não aparecem na opção de pesquisa e todo o conteúdo compartilhado por eles nas redes aparece como indisponíveis. O JNC divulgou, em primeira mão, uma decisão, do dia 24 de junho, que garante uma liminar ao PT (Partido dos Trabalhadores) para a retirada das hashtags "MauáMelhorComAtila" e "MauáMelhor" de todas as publicações feitas na página do prefeito e da Prefeitura. O juiz do caso, Paulo Antônio Canali Campanella confirma que a decisão foi acompanhada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e deu 48 horas para que todo o conteúdo fosse reformulado, sob pena de causar problemas ao gestor por tratar-se de "propaganda eleitoral extemporânea".
O motivo, no entanto, não é certo, já que a solicitação foi pela retirada da hashtag apenas. A suspensão dos perfis pode ter ocorrido porque as hashtags foram adotadas por Atila desde o início de sua gestão, em 2017. Para o juiz, ter a mesma hashtag no perfil pessoa e no institucional poderia configurar uma campanha antecipada de Atila. Ativo nas mídias, com cerca de oito postagens diárias no perfil pessoal e cinco na página institucional, a equipe pode ter preferido suspender o conteúdo até conseguir retirar todas as hashtags das publicações, que ultrapassariam, facilmente, 8 mil por perfil - Atila possui cinco redes pessoais, além do perfil da Prefeitura.
A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa de Atila, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.