Com redes suspensas, Atila usa perfil de aliados para postar ações de governo

Prefeito precisa adequar perfis para tirar hashtags que configurariam propaganda antecipada

Paula Cabrera

Com os perfis suspensos nas redes sociais por possível campanha antecipada, o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB) tem usado as redes sociais da primeira dama, Andreia Rios, e de aliados políticos para divulgar ações de seu governo. Neste domingo (28/6), Atila inaugurou uma fábrica de cultura no Zaíra e visitou a Chácara Maria Aparecida. Em ambos os casos, as publicações, feitas em perfis diferentes, seguiram a linha adotada pela equipe de Atila para se comunicar, com frases colocadas totalmente em letras maiúsculas no início para justificar o resumo da ação, e um texto em primeira pessoa abaixo, contando a história do projeto e citando apoiadores presentes no local.

Os perfis da Prefeitura de Mauá e do prefeito Atila Jacomussi (PSB) nas mídias sociais instagram e Facebook foram tirados do ar na noite deste sábado (27/6). Os dois perfis não aparecem na opção de pesquisa e todo o conteúdo compartilhado por eles nas redes aparece como indisponíveis. O JNC divulgou, em primeira mão, uma decisão, do dia 24 de junho, que garante uma liminar ao PT (Partido dos Trabalhadores) para a retirada das hashtags “MauáMelhorComAtila” e “MauáMelhor” de todas as publicações feitas na página do prefeito e da Prefeitura. O juiz do caso, Paulo Antônio Canali Campanella confirma que a decisão foi acompanhada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e deu 48 horas para que todo o conteúdo fosse reformulado, sob pena de causar problemas ao gestor por tratar-se de “propaganda eleitoral extemporânea”.
O motivo, no entanto, não é certo, já que a solicitação foi pela retirada da hashtag apenas. A suspensão dos perfis pode ter ocorrido porque as hashtags foram adotadas por Atila desde o início de sua gestão, em 2017. Para o juiz, ter a mesma hashtag no perfil pessoa e no institucional poderia configurar uma campanha antecipada de Atila. Ativo nas mídias, com cerca de oito postagens diárias no perfil pessoal e cinco na página institucional, a equipe pode ter preferido suspender o conteúdo até conseguir retirar todas as hashtags das publicações, que ultrapassariam, facilmente, 8 mil por perfil – Atila possui cinco redes pessoais, além do perfil da Prefeitura.
A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa de Atila, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.