São Caetano amplia vacinação contra covid-19 para profissionais da Educação e pessoas com deficiências

A Prefeitura de São Caetano iniciou hoje (31/5) a vacinação contra covid-19 de profissionais da Educação, pessoas com deficiência permanente incapacitante e transtorno do espectro autista. No sábado, mais um grupo de comorbidades também começou a ser vacinado: pessoas de 40 a 44 anos.

“Para voltarmos às aulas com total segurança vamos vacinar todos os nossos profissionais da Educação. Temos um olhar sensível para aqueles que abraçaram com tanto carinho e seriedade o trabalho, mesmo que à distância, ao longo desse ano de pandemia. A imunização de todos é fundamental para um retorno seguro”, declarou o prefeito Tite Campanella.

Os profissionais da Educação pública (municipal e estadual) serão vacinados em sistema drive thru, até sexta-feira (4/6), no estacionamento coberto do ParkShopping São Caetano. Haverá 30 minutos de estacionamento grátis. “A expectativa era grande, especialmente porque o retorno das aulas era muito esperado por todos nós. Será mais tranquilo com todos os profissionais da Educação vacinados”, afirmou a educadora da Emef Leandro Klein, Alessandra Freire de Abreu, 43 anos.

Jhony Oliveira, 34 anos e professor da Emef Dom Benedito, também comemorou a vacinação. “Foi uma grande surpresa receber essa notícia no sábado. O agendamento foi rápido e a vacinação também. A cidade está preocupada em preservar vidas vacinando a equipe de educação. É uma dose de esperança e traz alívio para nós e nossas famílias.”

No drive thru do Estádio Anacleto Campanella estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades de 40 a 44 anos. O agendamento pode ser feito até quinta-feira (3/6).

Já no drive thru do Teatro Paulo Machado de Carvalho, o grupo de pessoas com deficiência permanente incapacitante e transtorno do espectro autista estão sendo vacinados nesta segunda e terça-feiras. “Quero voltar a dançar Rap”. Foi com essa frase que Eder Aparecido de Barros, 35 anos, se vacinou esta manhã. Sua mãe, Maria Aparecida de Barros, que já tomou as duas doses da vacina,afirmou que a expectativa era grande. “Estávamos aguardando com ansiedade este momento”, comemorou.

INFLUENZA
No sábado (29/5) aconteceu o Dia D de vacinação contra a gripe. Foram imunizadas 1.987 pessoas tanto do público alvo da primeira fase (crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, profissionais de Saúde, gestantes e puérperas) quanto idosos de 60 anos ou mais e professores.

Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação Contra a Gripe são cumulativos a cada etapa. Isso significa que todos podem continuar se vacinando. Basta fazer agendamento no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br.

São quatro locais de vacinação, inclusive um em sistema drive thru, montado na Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100, Bairro Olímpico), com funcionamento de domingo a domingo, das 9h às 16h.

Os demais são o Centro de Especialidades Médicas (Rua Heloisa Pamplona, 269, Bairro Fundação); o Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty) e o Centro Municipal de Imunização, dentro da USCA (Rua Goitacazes, 301, Bairro Santo Antônio). Nestes locais, a vacinação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A partir de 9 de junho será a vez de pessoas com comorbidades e deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.