Suzantur começa a operar em Diadema no sábado

Autorização foi assinada pela Prefeitura da cidade e publicada nesta quarta-feira

Paula Cabrera

A Suzantur deve começar a operar em Diadema neste sábado (15/8). O anúncio foi oficializado pela Secretaria de Transportes de Diadema nesta quarta-feira (12/8). A empresa operará apenas um dos lotes do sistema municipal.
Por meio de ofício assinado pelo secretário de transportes, José Carlos Gonçalves, a Suzantur foi autorizada formalmente a começar as operações.
Segundo o documento, a Suzantur “preencheu todos os requisitos exigidos no edital que originou o termo de concessão [para a Benfica], comprovando sua capacidade jurídica, financeira, fiscal e técnica”.  
A empresa herdará oito linhas comandadas até então pela Benfica, empresa que foi comprada pela Suzantur.
O contrato de compra e venda entre as duas companhias de transporte foi assinado em junho.
Os funcionários da Benfica foram integralmente aproveitados.
Para os passageiros a mudança será total, já que logo no início das operações, a cidade terá ônibus mais novos.
São 63 ônibus para o lote de oito linhas municipais. Segundo a Suzantur “são veículos mais novos, fabricados a partir de 2015”. A expectativa é que ao longo da concessão a frota seja renovada com ônibus zero quilômetro. Atualmente, parte da frota da Benfica é ano 2011.
A pintura, inicialmente, será do padrão usado pela Suzantur, seguindo o padrão vermelho e branco.
Com a autorização da prefeitura formalizada, Diadema será a terceira cidade no ABC com atuação da empresa e a quarta no estado. A empresa opera as concessões de Mauá e São Carlos (interior paulista) e as linhas do sistema tronco-alimentado de Vila Luzita, em Santo André , até a conclusão da licitação que se arrasta desde 2016.
A companhia começou nos anos da década de 1980 no segmento de fretamento, no qual ainda hoje opera.