Mauá recebe doação de equipamentos para vacinação contra o coronavírus

Com dois novos freezers, município poderá armazenar imunizante da Pfizer

Mauá recebeu uma importante doação para a campanha de imunização contra o coronavírus. Por intermédio do Movimento Unidos pela Vacina, a BRK Ambiental entregou ao município equipamentos e materiais a serem utilizados pela Secretaria de Saúde. O termo de recebimento foi assinado nesta quinta-feira (27/05) na Coordenadoria de Vigilância em Saúde.

São dois freezers, um refrigerador e 300 mil bandagens para vacina. Os freezers atingem a temperatura de -20°C, permitindo o armazenamento de doses da vacina da Pfizer, além dos imunizantes já utilizados na campanha contra o coronavírus (AstraZeneca e CoronaVac). Também servem para guardar bobinas de geloflex (gelo reutilizável), utilizados no transporte dos frascos de vacina até os locais de imunização.

Além disso, a atual gestão encontrou na Coordenadoria de Vigilância em Saúde cinco dos 11 refrigeradores para armazenamento de vacinas quebrados e que posteriormente precisaram ser reparados.

Para a secretária de Saúde do município, Celia Bortoletto, a oferta destes equipamentos em um momento de pandemia é bastante significativa. “A doação é um ato de solidariedade. Atualmente, torna-se ainda mais importante por proporcionar à população de Mauá o recebimento de mais uma opção de vacina”, justifica.

Mauá iniciou nesta quinta-feira a vacinação a pessoas com comorbidades e deficiência permanente (BPC), com idade entre 35 a 39 anos, nas 23 Unidades Básicas de Saúde. As doses são aplicadas de segunda a sexta, das 9h às 16h. Até esta quinta-feira, o município tinha aplicado 124.129 vacinas contra a Covid.