Deputado Caio França pede aprovação de projeto que dá transparência à fila do Cross

Proposta de deputado foi aprovada na Assembleia e está com o governador Doria para análise nesta sexta

Paula Cabrera

O deputado estadual Caio França (PSB) confirmou nesta quinta-feira (11/3) ao JNC que espera que o governador João Doria (PSDB) aprove o projeto de lei de sua autoria que torna pública a lista de espera pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde). A proposta deve ser analisada nesta sexta-feira (12/3) pelo governador. “Neste período de pandemia, além de investimentos, precisamos também de transparência, para não permitir que ninguém acabe conseguindo uma vaga porque conhece um político ou outro. É preciso ter transparência e seriedade nesse serviço”, disse o deputado em vídeo gravado para o JNC.
O pedido vem na esteira da crescente necessidade de transferência de pacientes pelo esgotamento de leitos por conta da pandemia do covid-19. Nesta quinta, pelo menos quatro pessoas morreram no ABC aguardando a liberação de leitos pelo Cross. Duas em Ribeirão, uma em Diadema e outra em Rio Grande da Serra. A espera pela resposta entra na base de dados do sistema e não há informações sobre ordem de prioridade para famílias, por exemplo.
O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmou em entrevista coletiva nesta tarde que o número de pacientes que aguardam transferências pelo sistema ultrapassava 2 mil pessoas. “Temos 1.075 pacientes aguardando vagas via Cross Se contarmos os registros regionais (como no caso do ABC) são 2.046 pacientes aguardando”, disse Gorinchteyn.
Diante do possível colapso, Prefeituras também têm solicitado mais transparência para acompanhar o sistema. “Esperamos que o governador tenha compromisso com a transparência e sancione esse projeto tão importante para todo o Estado de São Paulo”, conclui o deputado.