A população de São Caetano do Sul aprovou mais uma ação pioneira da cidade no combate à disseminação do coronavírus. Iniciada nesta quinta-feira (14/5), a testagem de motoristas e passageiros contra a covid-19 em bloqueios de trânsito já é um sucesso, cumprindo o objetivo de auxiliar o mapeamento da doença e tirar de circulação os moradores positivados, freando as contaminações.

Os bloqueios serão montados estrategicamente nos 15 bairros da cidade, de forma itinerante. São oito pontos por dia, sendo quatro de manhã e outros quatro à tarde. Os locais não serão divulgados antecipadamente para evitar aglomerações. A ação é realizada de segunda a sábado, em coordenação conjunta das secretarias de Saúde, Segurança e Mobilidade Urbana.

“Bloqueios como esse fazem com que a população se conscientize. Achei uma ótima ideia e ficamos aliviados por estarmos bem. Estou cumprindo a quarentena em casa, mas saí apenas para ir ao mercado. Estou acompanhando as ações da Prefeitura e creio que estão sendo eficazes”, elogiou Danielle Tomazi. A moradora do Bairro Barcelona classificou o fechamento do Parque Linear da Avenida Presidente Kennedy como uma das ações mais necessárias para evitar aglomeração de pessoas na cidade.

Na ação, é aferida a temperatura de motoristas e passageiros. Quem apresenta febre e alteração nos níveis de oxigênio no sangue (oximetria) é submetido ao teste contra a covid-19 no local. Este teste identifica se a pessoa está com a doença ativa e, também, se o organismo já criou a defesa contra o coronavírus. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento complementar na Carreta Saúde em Movimento, ao lado do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, no Bairro Santa Paula.

“Acho ótimo que a Prefeitura faça essas ações, mas também é importante que todas as pessoas colaborem”, alertou a professora Célia Nonato, moradora do Bairro Santa Paula, abordada enquanto dirigia na Rua Joana Angélica, no Bairro Barcelona.

“Nossa meta é mapear a covid-19, garantindo o melhor tratamento e tirando de circulação quem está com sintoma. Desta forma, freamos a transmissão do coronavírus e protegemos a nossa população”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior.

A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, corrobora. “Foi assim, com a testagem em massa, que países como a Coreia do Sul, Alemanha e Taiwan conseguiram segurar a pandemia, oferecendo acompanhamento mais adequado e diminuindo a letalidade.”

A Prefeitura possui outros dois programas de testagem contra a covid-19: a domiciliar, para moradores com sintomas, e o Drive Thru, testes rápidos que detectam se o organismo possui anticorpos contra a doença. Este segundo é destinado a comerciantes, comerciários, profissionais da Saúde da rede privada e segmentos do setor de serviços (motoristas de aplicativos, taxistas, transportadores escolares e trabalhadores da área da saúde, beleza e estética).
Além disso, 5 mil servidores públicos que atuam na linha de frente contra o coronavírus já foram testados. Ao todo, já foram realizados 16 mil testes nestes programas, o equivalente a 10% da população de São Caetano do Sul.


Por Mark Ribeiro | Mayra Monteiro| Fotos: Eric Romero / PMSCS