Atuante, Fernando Rubinelli tem trabalho bem avaliado como secretário de serviços urbanos do governo Marcelo Oliveira

Secretário de Serviços Urbanos e ex-vereador tem se destacado na gestão de Marcelo Oliveira com um dos serviços mais bem avaliados pela população

Capitaneando uma das secretarias mais exigidas e lembradas da administração, o secretário de Serviços Urbanos e ex-vereador Fernando Rubinelli tem ganho cada vez mais destaque na cidade. Sua pasta tem sido uma das mais bem avaliadas pela população e a agilidade em resolver demandas também tem agradado o prefeito Marcelo Oliveira (PT), que nos bastidores não esconde a admiração pelo bom trabalho desempenhado pela Secretaria.

Fernando Rubinelli é formado e pós-graduado em Direito, e está finalizando Mestrado em Políticas Públicas na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), tendo concluído módulo em Epidemiologia, fator que segundo ele, aumenta sua preocupação com o avanço covid em Mauá e reforça a preocupação com a necessidade de uma boa limpeza pública para evitar a proliferação de doenças.

Como um dos principais feitos desses cinco meses frente à SSU, ele destaca os esforços da operação verão para evitar as enchentes no município, um dos principais fantasmas de Mauá.

“Assumimos em janeiro e precisamos fazer a operação verão no verão – normalmente isso já está pronto em janeiro,  mas não foi o caso. Precisamos limpar e desassorear todos os rios e córregos da cidade. Isso nunca havia sido feito. Essa foi a primeira vez que o governo entrou e fez isso. Desentupimos bocas de lobo nas avenidas com maior histórico de alagamentos, como a Castelo Branco e outras também. Construímos um valetão no Zaíra, próximo à padaria globo, limpamos o córrego Corumbé, que sempre deu problemas, e, com isso, a cidade não teve grandes ocorrência de alagamentos em janeiro. Nós, do governo do prefeito Marcelo Oliveira, fizemos um trabalho forte”, destaca.

Após  o fôlego inicial para impedir o prejuízo das enchentes, Rubinelli destaca que a SSU trabalhou com a zeladoria e recuperação de próprios públicos. Com a segunda onda, tudo foi feito a toque de caixa, com equipes trabalhando em sistema de rodízio por conta da pandemia. “Fizemos uma manutenção da cidade, em meio a pandemia. Limpamos Praças, as principais avenidas, fizemos a recuperação de muitos espaços. Gostaríamos de ter sido mais rápidos,  mas nossa preocupação também passou pela proteção dos nossos trabalhadores”, explica.

A iluminação pública também tem sido uma preocupação para a secretaria. Rubinelli afirma que a Pasta prepara a renovação da avenida Castelo Branco com lâmpadas de Led. 

“A iluminação pública está sendo colocada em ordem, estamos ainda com a missão de trocar por lâmpadas de led, que iluminam melhor, principalmente no Zaíra. Devemos ter isso nos próximos meses”, conta.

Por fim, ele comemora a chegada do programa ”Meu Bairro Limpo’, idealizado pelo prefeito Marcelo Oliveira, uma parceria com as secretarias de Obras, Mobilidade Urbana e Sabesp para fazer melhorias nos bairros de Mauá. “O prefeito tem muita visão e vislumbrou a necessidade da zeladoria chegar com agilidade nos quatro cantos da cidade. Agora, estamos com o programa meu bairro limpo. Entramos com trabalho conjunto para fazer drenagem, roçagem, capinação, poda, pintura de ruas, correções de problemas hidráulicos com a Sabesp. Vamos colocando a cidade em ordem. Pegamos uma cidade quebrada, mas estamos trabalhando para corrigir isso no menor tempo possível”, diz.

Com o bom trabalho, e prestigio junto ao prefeito, após seu pai Wagner Rubinelli ter retirado a pré-candidatura à prefeito para apoiar o petista, na aliança PT-PTB e Fernando ter sido o único vereador a época a apoiar empreitada de Marcelo, o nome do secretário de serviços urbanos tem sido sondado para disputar uma vaga como deputado nas próximas eleições. Questionado, ele confirma conversas, mas reforça que por enquanto, seu foco é seguir trabalhando por Mauá.