Moradores e comerciantes comemoram despoluição do córrego Bocaina em Mauá

Importante curso d´água localizado no município de Mauá, o córrego Bocaina, que nasce no bairro Jardim Itapark e deságua no rio Tamanduateí, está livre do esgoto que era lançado em seu leito.

A despoluição foi possível após a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Mauá, realizar investimentos que já ultrapassam R$ 250 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Os investimentos permitiram a construção de cinco estações de bombeamento na cidade, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto e a extensão de mais 614 quilômetros de redes de esgoto, além de obras para interligação dessas redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.

Atualmente, Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com 86% de tratamento de esgoto, o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo. O percentual de 93% da coleta do efluente também é um índice expressivo na região.

Na região do córrego Bocaina, a concessionária realizou obras de interligação das redes de esgoto ao longo do segundo semestre de 2018, beneficiando mais de 7 mil famílias, que tiveram suas residências conectadas ao sistema de tratamento.

Os moradores e comerciantes da região contam que sofriam com o despejo do esgoto das suas residências e comércios diretamente no curso d´água, o que causava mau cheiro, proliferação de ratos e baratas, desvalorização de seus imóveis e riscos de contaminação.

“O forte odor impactava, inclusive, no nosso trabalho na loja e ocorria por conta da grande carga de lançamento do esgoto no córrego. Agora, podemos dizer que melhorou significativamente, principalmente em dias de calor. A transparência das águas também é uma melhoria perceptível, hoje é possível ver as pedras no fundo e perceber a recomposição do córrego”, relata Leonardo Lopes Pereira, comerciante da região.

Para Ademir Becchelli, morador e comerciante do local, a intervenção e impacta diretamente na recuperação do córrego Bocaina, com um grande ganho ambiental para a cidade. “Sou morador da região da Vila Guarani há mais de 30 anos. Antigamente, eu pescava nesse córrego. É gratificante perceber como a natureza se recuperou rápido após a realização das obras de saneamento”.

A recuperação do córrego impacta diretamente no bem-estar e na saúde da população de Mauá.

“Aproximadamente 59 milhões de litros de esgoto são tratados por dia na cidade. A nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, que está localizada no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado”, informa Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.

A BRK Ambiental se orgulha em participar dessa transformação nos cursos d´água da cidade.

“Além dos bairros Vila Bocaina, Parque Boa Esperança e Vila Guarani, por onde percorre o córrego Bocaina, os avanços da ampliação do sistema de esgoto em Mauá também podem ser observados nos córregos Água Espraiada, Taboão e Itrapõa, que cortam os bairros Jardim Adelina, Jardim Itapeva, Jardim Camila, Jardim Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente”, complementa Dias.