Busca ativa por assintomáticos pode ser fundamental para identificar possíveis focos de contaminação dentro dos bairros e, ser importante aliado para combater a pandemia
Uma das principais ferramentas para enfrentar a pandemia do coronavírus SARS-Cov-2 é a testagem da população. Para intensificar o combate à Covid-19, a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando exames com as pessoas sintomáticas e assintomáticas. Agentes comunitários de saúde estão percorrendo as casas, em alguns bairros da cidade, para identificar quem, mesmo sem sintomas, possa estar contaminado ou que teve contato com alguém com Covid nos últimos dias. É o chamado inquérito sorológico.
Os munícipes que testam positivo, mesmo que assintomáticos, são direcionados para duas Unidades Básicas de Saúde, que estão realizando essa busca ativa no Jardim Zaíra 1 e no Feital. O objetivo é garantir um tratamento adequado e a pessoa se afastar do trabalho para evitar novos contágios. Esse trabalho será ampliado para mais bairros em breve.
A testagem nessas regiões começou em 17 de fevereiro e até o momento, 1.891 pessoas realizaram o exame. A taxa de resultados positivos foi de 15%, em média. Também foi feito teste rápido em profissionais da educação, incluindo professores e funcionários das escolas, da qual participaram 1.197 pessoas, com média de 9% de casos positivos.
É importante ressaltar que o inquérito sorológico é voltado, principalmente, aos assintomáticos contatados pelos agentes comunitários. A restrição ocorre também para evitar filas nas UBSs. As equipes de saúde da Prefeitura continuam monitorando a situação dos pacientes detectados com Covid-19 para verificar como está a recuperação, se os familiares estão apresentando sintomas e para dar novas orientações, caso isso seja necessário.
Os pacientes que apresentarem sintomas, como tosse seca, dor de garganta, cansaço, perda de paladar ou olfato, dor de cabeça e diarreia, os mais comuns da Covid, devem procurar uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento, do município (Barão de Mauá, Zaíra, Magini e Vila Assis), onde os testes podem ser realizados.