Carla Morando garante mamografias para Ribeirão Pires

A deputada estadual Carla Morando (PSDB) conseguiu com o Governo do Estado atendimento para realizar mamografias em Ribeirão Pires em novembro. A unidade móvel da Carreta Mulheres de Peito, estará na cidade entre os dias 5 e 13 de novembro. O equipamento de Saúde irá realizar exames gratuitos de mamografia na cidade, com cronograma para efetuar mais de 375 atendimentos.

No período, serão distribuídas 50 senhas por dia para a realização dos exames durante a semana e 25 senhas, a cada sábado.
As mulheres, entre 35 a 49 anos, deverão levar o cartão do SUS, RG e o pedido médico. Para mulheres acima dos 50 anos, não é necessário pedido médico – apenas o cartão do SUS e o RG.

Fisioterapeuta por formação e especialista no tratamento de mulheres mastectomizadas, a líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo tem em sua plataforma prioritária de trabalho o compromisso em ajudar as mulheres a prevenir a doença.

“Trabalhei com pacientes diagnosticadas com câncer de mama no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) de São Bernardo. Assim que assumi o cargo, tracei como objetivo levar a carreta para todo o Grande ABC. Essa iniciativa é essencial para ajudar a identificar diagnóstico precoce do câncer de mama. Descobrir o problema logo no início facilita e ajuda no tratamento, permitindo mais qualidade de vida para essas mulheres”, explicou Carla.

Atualmente, Ribeirão Pires conta com uma fila de espera de 120 mulheres, que aguardam para realizar o procedimento. Com o equipamento de Saúde, a fila será zerada no município.

Ao longo da campanha, as mulheres que apresentarem alteração no exame serão convocadas, entre os dias 14 a 16 de novembro, para a serem submetidas a uma ultrassonografia das mamas. Os resultados podem ser retirados na própria carreta e, ao final da campanha, serão encaminhados para a UBS Central da cidade.

Além de Ribeirão Pires, Carla Morando, também solicitou a carreta “Mulheres de Peito” para outros município do Grande ABC, como São Bernardo, Santo André e Mauá.