Prefeitura de Mauá amplia a testagem contra a Covid

Procedimento é direcionado, sobretudo, aos pacientes assintomáticos

A testagem da população é uma das ações fundamentais no combate à pandemia. Para reforçar o enfrentamento à Covid, a Prefeitura de Mauá está realizando exames com pessoas tanto que apresentem sintomas como a que estão assintomáticas.

A iniciativa começou em 17 de fevereiro em duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – Zaíra 1 e Feital. Em março, ganhou mais duas: Magini e Flórida. De lá para cá, 4.545 pessoas realizaram o exame. A taxa de resultados positivos foi de 13%, em média.

Os agentes de saúde percorrem bairros para identificar as pessoas que, mesmo sem sintomas, possam estar contaminadas. São verificadas também quem teve contato com alguém que tenha testado positivo para Covid.

O procedimento é direcionado, sobretudo, aos pacientes assintomáticos. O objetivo é evitar filas e aglomerações nas UBSs.

Os casos positivos são encaminhados para as unidades que estão realizando a busca ativa. A intenção é garantir tratamento e fazer a pessoa se afastar do trabalho.

As equipes de saúde também seguem monitorando a situação dos pacientes com Covid para verificar como está a recuperação.

Os pacientes com sintomas como tosse seca, dor de garganta e perdas de paladar ou de olfato, os mais comuns da infecção pelo coronavírus, devem procurar uma das quatro UPAS do município (Barão de Mauá, Zaíra, Magini e Vila Assis), onde os testes podem ser realizados, além das UBSs nas quais são feitas as testagens.