Empreendimento adotará rígidos protocolos para controle de fluxo de pessoas e diversas ações sanitárias para garantir a saúde e o bem-estar de clientes, lojistas e colaboradores

Paula Cabrera

O Mauá Plaza Shopping retomou as operações hoje (15/6) e a reabertura causou aglomeraçãona porta do empreendimento. Após mais de dois meses com as atividades suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o previsto "rigoroso protocolo sanitário", causou filas para a entrada no espaço e as imagens inundaram as mídias sociais.
O shopping funcionará com horário reduzido, de segunda a domingo, das 16 às 20 horas. Todas as lojas da Praça de Alimentação estarão em funcionamento, mas não será permitido o consumo de alimentos, apenas retiradas (take away) e pedidos realizados online para entregas por delivery ou pelo drive-thru do empreendimento.
Os acessos contarão com tapetes sanitizantes e todos terão a temperatura aferida. Para evitar aglomerações haverá controle no número de clientes - um contador de fluxo informará em tempo real a quantidade de pessoas dentro do shopping, já que a limitação é de uma pessoa a cada 4m2. Será obrigatório o uso constante de máscaras de proteção.
Além disso, o empreendimento retirou os bancos de descanso e bebedouros, interrompeu o empréstimo de carrinhos de bebê e intensificará os protocolos de limpeza e desinfecção em sanitários, corrimãos, portas, balcões e qualquer outras superfícies. Totens de álcool em gel estarão posicionados em diversos pontos e poderão ser acionados por um pedal para evitar o contato das mãos. No estacionamento foram instalados sensores nas cancelas que detectam a aproximação do veículo e liberam automaticamente os tickets sem a necessidade do toque em botões.
Outra mudança será perceptível nas esteiras e escadas rolantes: o empreendimento importou e implantou um sistema de higienização por meio de luz ultravioleta para garantir a eliminação automática de vírus e bactérias. Sinalizações nos degraus indicarão o distanciamento correto de 4m2 entre os frequentadores.

"A retomada das atividades será realizada de maneira controlada, responsável e respeitando todas as normas estabelecidas pelos órgãos competentes. As ações foram elaboradas para preservar o público. Entendemos que é um momento delicado e aguardado por muitos clientes, mas reforçamos que devem comparecer ao empreendimento apenas quem realmente necessita de algum serviço", explica o gerente geral do Mauá Plaza, Rafael Comenale.
Operações - Os mais de 250 lojistas do mall estão orientados a respeitar internamente o distanciamento de 4m2 por pessoa para evitar aglomerações, reforçar constantemente a limpeza de vitrines e a higiene interna, incluindo a esterilização de produtos e máquinas de cartões após o uso de cada cliente, e a fornecer álcool em gel já na entrada da operação. Não será permitido o uso de provadores de roupas e acessórios, mostruários de maquiagem e perfumes.
Fechamento - Seguindo as determinações estaduais e municipais, adotadas em virtude da pandemia, o Mauá Plaza suspendeu as atividades no último dia 20 de março. Ainda durante o período em que esteve em funcionamento, o shopping contratou uma equipe de biomédicos para orientar, conscientizar e distribuir álcool em gel e máscaras de proteção para todas as operações.
De lá pra cá, no entanto, o empreendimento buscou opções para continuar ativo durante o período de fechamento parcial: o shopping implantou os sistemas de entregas por delivery e drive-thru para auxiliar as vendas dos lojistas e continuar presente para milhares de clientes. Outra medida preventiva adotada foi a realização da campanha Máscara Salva para estimular e fomentar informações sobre a importância do uso adequado do equipamento de proteção facial.