Mauá inicia vacinação a idosos maiores de 90 anos

Estimativa é cerca de 1.200 pessoas nesta faixa etária vivam no município; idosos receberão a dose da vacina em domicílio

Da Redação

A partir da próxima segunda-feira (08/02), a cidade começa a vacinar idosos maiores de 90 anos. A estimativa, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é que Mauá tenha atualmente cerca de 1.200 pessoas nesta faixa etária vivendo no município.

A ideia, conforme explicou a secretária de Saúde Célia Bortoletto, é que a Prefeitura de Mauá aplique todas as doses nesta população na residência delas. “Isso evitaria uma possível contaminação por deixar o isolamento para receber a vacina. Vamos aplicar as doses da casa destas pessoas, com segurança para ambos os lados”, afirmou a secretária.

A orientação é que parentes ou responsáveis por idosos nesta faixa etária procurem a unidade de saúde mais próxima de casa e falem com gerente ou responsável técnico para fornecer nome, CPF, cartão do SUS e endereço da pessoa com mais de 90 anos. A necessidade de avisar a unidade de saúde é apenas no caso dos bairros onde não há cobertura do Programa Saúde da Família.

TESTAGEM
Preocupada com o início da vacinação a idosos, a Secretaria de Saúde de Mauá está reforçando a testagem a profissionais que vão imunizar, em atendimento domiciliar, as pessoas com mais de 90 anos. Mauá é a primeira cidade da região a garantir esse duplo cuidado com os agentes já vacinados e novamente testados.

“Se a ideia é preservar vidas com a vacina, nada mais justo do que termos todo o cuidado na hora de ter contato com essas pessoas do grupo de risco e seus familiares”, explicou a secretária.

Nesta sexta-feira (05/02), 13 agentes escalados para aplicar as doses nas casas dos idosos a partir de segunda-feira foram testados – apenas um deles positivou. Apesar de estar assintomático, o profissional foi afastado e substituído.

Confira abaixo as regiões cobertas pelo Programa Saúde da Família:
Jardim Primavera
Vila Carlina
Jardim Oratório
Jardim Paranavai
Capuava
Jardim Zaira 1
Jardim Zaíra 2
Jardim Zaira 3
Macuco Zaíra
Parque das Américas
Vila Feital
Jardim Santista
Jardim Kennedy
Jardim Mauá
Parque São Vicente
Vila Magini
Vila São João
Jardim Flórida

Regiões sem cobertura – a orientação, nestes casos, é que o responsável pelo idoso procure a unidade de saúde mais próxima para agendar a vacinação:
Vila Assis
Jardim Guapituba
Jardim Sônia Maria
Jardim Santa Lídia
Jardim Itapark

Foto: Edu Guimarães (PMM)