Como forma de criar alternativas para empreendedores da cidade durante a crise do coronavírus, a Prefeitura de São Caetano do Sul acaba de fechar parceria com a startup Olist. Agora, microempreendedor, pequenas empresas, autônomos, profissionais liberais e artesãos da cidade podem ter sua própria vitrine virtual de forma gratuita no aplicativo. O cadastro já está disponível na plataforma on-line Olist Shops (www.olistshops.com).
Desenvolvida para smartphones, a plataforma é simples de ser acessada e o cadastro leva no máximo três minutos. São apenas três passos: cadastrar o item; adicionar título para o anúncio, descrição do produto e preço; e acrescentar uma foto para deixar o anúncio mais atrativo. Em seguida, o produto fica disponível para acesso dos clientes por meio de computador ou celular.
A parceria foi feita por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedeti), com participação da Secretaria de Cultura para inclusão dos artesãos. “O momento é de esforço coletivo para amenizar os efeitos da crise. A Prefeitura encontrou no Olist uma grande sensibilidade, que será muito útil para os empreendedores de São Caetano”, afirma Luiz Morcelli, subsecretário de Tecnologia e Inovação, da Sedeti.
Criado em 2015, o Olist Shops conecta pequenos comerciantes a grandes e-commerces. A startup coloca em uma só plataforma atendimento ao cliente, pedidos, pagamentos, gestão de estoque, precificação e logística através de seu aplicativo. O Olist fez a doação dos seus serviços.
Por Nelson Albuquerque