ABC recebe permissão de reabrir cinemas e teatros

Região se manteve em fase amarela do plano SP por 28 dias consecutivos

Paula Cabrera

O ABC recebeu nesta sexta-feira (24/7) a permissão para reabrir, a partir de segunda-feira (27/7) cinemas, teatros, museus, galerias, acervos, centros culturais e bibliotecas e salas de espetáculos e eventos culturais. O benefício foi possível porque a região vai acumular na data 28 dias seguidos na fase amarela.
Apesar da liberação, as prefeituras só devem autorizar o reinício das atividades nestes setores após decisão coletiva tomada no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o que deve acontecer no início da próxima semana. Na Capital, que também terá a autorização, o prefeito Bruno Covas (PSDB) já adiantou que vai esperar um pouco. “Em relação a área cultural, a vigilância sanitária município pediu para que esperássemos a cidade entrar na fase verde para poder liberar. Nós já estamos com o protocolo pronto, mas a vigilância insistiu que a gente aguardasse a fase verde”, comentou.
Caso optem por liberar as atividades, as prefeituras terão que impor restrições, como capacidade limitada a 40%, funcionamento reduzido por até seis horas, público em assentos com 1,5 metro de distância, além dos protocolos padrões como o uso de máscara e disponibilização de álcool gel.