Prefeitura de São Bernardo entrega Praça-Parque no bairro Valdibia, totalizando 35 novos espaços de Lazer

Praça Manoel Corazza foi inaugurada pelo prefeito Orlando Morando nesta quinta-feira (18/06); Chefe do Executivo autorizou ainda autorizou início das obras da Arena Parque de Esportes, no bairro Cafezal

Em mais uma ação de incentivo a ampliação de áreas de lazer do município, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos,  entregou nesta quinta-feira (18/06) a 35ª Praça-Parque da cidade, desta vez no bairro Valdibia. Trata-se da Praça Manoel Corazza, totalmente transformada pela Administração municipal nos últimos meses, com revitalização de toda sua infraestrutura. O novo espaço foi vistoriado no início da tarde pelo prefeito Orlando Morando.

Inaugurada em 1981, a Praça Manoel Corazza conta com mais de 7 mil metros quadrados e há anos não passava por reforma ou serviços de manutenção. Com a implantação do modelo Praça-Parque, a área verde ganhou novo playground, pista de caminhada, academia ao ar livre, espaço pet, além de novo paisagismo, iluminação e recuperação das quadras, entre outras melhorias. Atendendo pedido de moradores, o espaço foi ainda todo cercado com gradil, garantindo assim a segurança da área, assim como, vias no entorno estão sendo recapeadas.

“Essa é uma das maiores praças de nossa cidade. E, graças a uma importante parceria com a iniciativa privada, fizemos uma completa revitalização deste espaço. A Praça-Parque conta agora com duas quadras novas, pista de caminha e até um bosque lindo. Esperamos que, quando essa pandemia passar, os moradores nos ajudem a cuidar deste espaço que, seguramente, será bem utilizado por todos”, destacou o chefe do Executivo.

PARCERIA –Assim como demais áreas de lazer contempladas pelo programa, a reforma da Praça Manoel Corazza contou com apoio da iniciativa privada. As melhorias foram executadas pela Secretaria de Serviços Urbanos, por meio de parceria a MGTEC Construtora. Ao todo foi investido R$ 1,2 milhão.

Morador do bairro há três décadas, o autônomo Paulo Sérgio Santos, 48 anos, fez questão de prestigiar a abertura do espaço e elogiar a iniciativa da Prefeitura. “Durante anos a praça estava sem zeladoria. Agora, com essa bela reforma, recuperamos um sentimento de orgulho deste espaço. Com certeza, quando a pandemia passar, voltaremos a reunir amigos e vizinhos para desfrutar de toda infraestrutura da praça. Só temos a agradecer”.

BERÇO DO GABIGOL – O prefeito Orlando Morando também anunciou, na manhã desta quinta-feira (18/06), a implantação do programa Arena Parque de Esportes em um campinho no bairro Cafezal, localizado na Rua Pedro Soares com a Pojuca. Além de levar mais esporte e lazer para a população deste local, quando houver o controle da pandemia de coronavírus, este campinho tem uma história muito especial. Foi o espaço onde o atacante Gabigol, do Flamengo, deu os primeiros passos no esporte.

Além de contar com uma quadra Society com gramado sintético, arquibancada, iluminação em LED, haverá quadra de basquete de rua e pista de skate. O investimento será de R$ 817 mil, com implantação do kit quadra, preparação do terreno e outras intervenções. A previsão para a entrega é de 60 dias.

O motorista Anderson Neves da Costa, 39 anos, morador há 34 anos no bairro, celebrou a conquista. “Esse é um lugar onde as crianças gostam muito de jogar bola e está bem acabado. Essa reforma vem em um bom momento, pois quando a pandemia passar, crianças e adultos poderão usufruir deste espaço. E como foi o lugar que o Gabigol começou a jogar futebol, será mais uma fonte de inspiração para todos”, disse.

Por Daniel Macário e Kati Dias | Fotos: Gabriel Inamine/ PMSBC