Da Redação
A confirmação de uma nova eleição em Ribeirão Pires fez com que várias figuras políticas começassem a se posicionar para um novo pleito. No entanto, a Federação entre Cidadania e PSDB poderá anular uma das candidaturas já colocadas entre o grupo de Kiko Teixeira e do seu ex-vice-prefeito, Gabriel Roncon.
O ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB), que ocupa uma secretaria em São Bernardo e ficou ausente da cidade desde o fim de seu mandato, começou a aparecer em mais vídeos em suas mídias sociais e chegou a compartilhar fotos em um restaurante de Ribeirão. O aumento dos posts é visto nos bastidores como tática eleitoral. "Quem não é visto, não é lembrado", falou uma fonte ao JNC. Kiko não pode concorrer, mas deve querer opinar no escolhido da federação.
Outro que tem aumentado sua participação em posts é o ex--vice-prefeito de Kiko, Gabriel Roncon (Cidadania). Roncon deu uma entrevista ao Diário do Grande ABC onde se confirmou candidato. O político, no entanto, deve enfrentar fogo-amigo para colocar seu nome na disputa, já que deverá passar pela decisão da Federação Partidária, formada pelo Cidadania e pelo PSDB, de Kiko.
A federação foi pensada para dar um caráter mais duradouro à junção de partidos, que deverão se manter alinhados por pelo menos quatro anos. E as federações, que valem para cargos proporcionais e majoritários, têm caráter nacional. A escolha do candidato deve ser tomada, em conjunto, entre as duas siglas. Dedé da Folha (Cidadania), também teria interesse na disputa, assim como a possibilidade de Flavia Doto, esposa de kiko e presidente do PSDB de Ribeirão, lançar seu nome. É esperar pra ver.